UAI

Novo Ford Edge leva nota máxima em testes de impacto do Euro NCAP

Ford Edge obteve 85% de proteção para adultos e 76% para crianças nos testes do Euro NCAP. Também à venda no Brasil, novos Mercedes-Benz Classe E e Peugeot 3008 alcançaram resultados semelhantes

Publicidade
Novo Ford Edge leva nota máxima em testes de impacto do Euro NCAP
Novo Ford Edge leva nota máxima em testes de impacto do Euro NCAP Foto: Novo Ford Edge leva nota máxima em testes de impacto do Euro NCAP

Novo Ford Edge após a bateria de testes de impacto

Lançada no Brasil em julho, a segunda geração do Ford Edge obteve nota máxima na última bateria de testes de impacto do instituto Euro NCAP. O crossover produzido no Canadá obteve cinco estrelas, com 85% de proteção para os ocupantes adultos, 76% para crianças e 67% para pedestres. Já os sistemas de assistência à segurança alcançaram percentual de 89% – nota atribuída à presença de tecnologias como o piloto automático adaptativo com alerta de colisão. Vale dizer que a versão avaliada foi a 2.0 diesel Titanium. No Brasil o Edge está presente com o mesmo nível de acabamento, porém equipado com o motor 3.5 V6 de 284cv (cavalos) de potência. Nos EUA, principal mercado onde é vendido, o modelo da Ford já havia sido classificado com nova máxima pelo instituto IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).

Submetidos à mesma bateria, a nova geração do Audi A2 e o híbrido plug-in Hyundai Ionic (exposto no Salão do Automóvel de São Paulo) também conseguiram as cinco estrelas. Recentemente os novos Mercedes-Benz Classe E (já a venda no Brasil) e Peugeot 3008 (chega em 2017) haviam atingido a nota máxima. Já os Fiat Tipo, Suzuki Ignis, SsangYong Tivoli e XLV, em suas configurações de entrada, levaram apenas três estrelas.

Em 2016 o Euro NCAP passou a adotar novos critérios que incluem a classificação dos carros somente com os equipamentos de segurança oferecidos de série em toda a linha. Desta forma, versões dos Fiat Tipo, Suzuki Ignis, SsangYong Tivoli e XLV equipadas com pacote adicional de segurança receberam uma segunda classificação.

A proteção para crianças agora é avaliada com manequins maiores – simulando crianças de 6 e 10 anos, em vez dos “dummies” de 18 meses e 3 anos. O controle eletrônico de estabilidade foi removido dos itens de assistência por ter se tornado obrigatório na Europa.

Peugeot 3008

RESULTADOS Avaliado na versão 1.6 Hdi turbodiesel Active (por aqui só estará disponível com motor 1.6 turbo THP), o Peugeot 3008 apresentou índices de proteção de 86% (adulto), 85% (crianças), 67% (pedestres) e 58% (sistemas de assistência). Já o Mercedes-Benz E 220 d Avantgarde (à venda no Brasil nas configurações E 250 e E 63 AMG), atingiu 95%, 90%, 77% e 62% respectivamente – melhor média na proteção para adultos, crianças e pedestres.

Mercedes-Benz Classe E