As fotos apontam o nome Avante, adotado na Coreia do Sul, mas este é o novo Hyundai Elantra, sedã médio também vendido no Brasil. A sexta geração do modelo, uma das atrações do Salão de Frankfurt'2015, ficou maior (2cm no comprimento e 2,5cm na largura) e mais equipado, mantendo a mesma distância entre-eixos de 2,70m. O design incorpora elementos da linha fluída que marca a identidade visual da Hyundai, como a grade hexagonal. As linhas, acrescenta a Hyundai, acentuam caráter esportivo e dão aparência mais dinâmica. Porém mantém a identidade do Elantra atualmente vendido no mercado brasileiro, principalmente quando visto de perfil (linha de cintura alta) e de traseira (amplas lanternas). O fabricante afirma ainda ter aprimorado suspensão, direção, isolamento acústico e ter adotado 32% a mais de aços de alta resistência, para melhor equilíbrio e rigidez da carroceria. O coeficiente aerodinâmico chega a 0,27.
Maior por fora, o novo Elantra também evoluiu por dentro, com melhorias no acabamento e novas tecnologias. Certo é que o sedã virá com itens como central multimídia sensível ao toque e compatível com os sistemas Apple Car Play e Android Auto – integrados a um som de oito alto-falantes da marca Harman –, e start-stop. Além disso são aguardados alerta de ponto cego, comutação automática entre faróis altos e baixos e frenagem automática em caso de risco de colisão.
Na Coréia do Sul serão oferecidas três opções de motor, sendo duas a gasolina: 1.6 com injeção direta, 132cv de potência e 16,4kgfm de torque, 2.0 com 149cv e 18,3kgfm e 1.6 turbodiesel com 136cv e 30,6kgfm, acoplados a câmbio manual, automático de seis velocidades ou, no Elantra diesel, dupla embreagem de sete velocidades.
Lançado em 1990, o Elantra já vendeu mais de 10 milhões de unidades.