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Novo Jeep Wrangler Rubicon 392 traz um V8 com força de sobra na terra e no asfalto

Trata-se da versão mais potente do Wrangler, que estará à venda no mercado norte-americano no primeiro trimestre de 2021

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Novo Jeep Wrangler Rubicon 392 traz um V8 com força de sobra na terra e no asfalto
Novo Jeep Wrangler Rubicon 392 traz um V8 com força de sobra na terra e no asfalto Foto: Novo Jeep Wrangler Rubicon 392 traz um V8 com força de sobra na terra e no asfalto

 

Quem curte as aventuras off-road mais radicais sabe a importância de se ter um veículo com bom sistema de tração 4x4, pneus adequados, ganchos e guinchos, e um eficiente conjunto mecânico que garanta força para tirá-lo de situações difíceis. Então, os entusiastas do fora de estrada que se preparem, pois no ano que vem a Jeep lançará o Wrangler Rubicon 392, versão empoderada do modelo, que traz sob o capô um V8 de 470cv e 65kgfm de torque, acoplado à transmissão TorqueFlite de oito velocidades e a uma caixa de transferência permanente. O conjunto mecânico garante boa performance na areia, terra, lama, pedras e asfalto. O Wrangler Rubicon 392 chegará primeiro no mercado norte-americano, no início de 2021, e depois deve desembarcar no Brasil.


O numeral 392 é uma referência às polegadas cúbicas do V8 de 6.4 litros que equipa o Wrangler Rubicon. De acordo com o fabricante, com esse propulsor e a transmissão TorqueFlite, o modelo acelera até 60mph (96km/h) em apenas 4,5 segundos, percorrendo um quarto de milha (400 metros) em 13 segundos. Para ter desenvoltura no off-road, o modelo traz eixos Dana 44, que suporta trabalho pesado, raio da transmissão de 3,73, bloqueio do conversor de torque, kit de elevação de 5cm e pneus de série de 33 polegadas com rodas de 17 polegadas com beadlock.


Tudo isso faz do Jeep Wrangler Rubicon 392 o mais preparado da história do modelo, já que ainda tem 26cm de altura livre do solo, suspensão preparada, e ângulos de entrada de 44,5 graus, central de 22,6 graus e de saída de 37,5 graus. Com tudo isso, a engenharia da Jeep garante que o Rubicon 392 sobe e desce rampas com o mínimo de intervenção dos pedais de aceleração e freio. Por isso o modelo está sendo chamado de o “Wrangler mais poderoso, rápido e capaz já construído”. E o jipe se mostra preparado não só para as aventuras no fora de estrada, mas também para desenvolver velocidade no asfalto.


ECONOMIA O V8 retorna à linha Wrangler como opção de fábrica após 40 anos de ausência. E ele chega despejando 75% do torque já em baixas rotações. Mas em situações de velocidade de cruzeiro, em rodovias pavimentadas, o motor se beneficia com a tecnologia Fuel Saver, que desativa quatro dos oito cilindros, garantindo economia de combustível. Outra característica importante do Rubicon 392 é a capacidade de imersão de até 83cm de profundidade, permitindo até ondas sobre o capô.
A transmissão automática TorqueFlite 8HP75 de oito velocidades garante trocas de marchas rápidas em diferentes condições. E o motorista pode fazer as trocas de marchas por meio dos paddles shifts de alumínio no volante ou no seletor eletrônico do câmbio. A transmissão é completamente eletrônica e se adapta rapidamente às condições do piso e à maneira de dirigir do motorista.


O coração do conjunto mecânico do Wrangler Rubicon 392 é a caixa de transferência ativa de duas velocidades Selec-Trac com uma relação redutora de 2.72:1 e quatro modos de direção selecionáveis: 4WD Auto, 4WD High, Neutral e 4WD Low. Basta inserir o modo desejado e deixar que o conjunto mecânico faça o serviço pesado. O modelo traz ainda o sistema Off-Road Plus, com modos para direção sobre areia e pedras, bastando para isso pressionar um botão para que a tração chegue às rodas de maneira adequada. O modo Off-road Plus também permite ao motorista a possibilidade de bloquear o eixo traseiro em altas velocidades em modo 4WD High.


Já o sistema Control Selec-Speed gerencia a velocidade no modo 4WD Low na direção off-road sem a necessidade de acionar o acelerador ou o freio. Ele é ativado por meio de um botão no painel e pode ser ajustado em velocidades entre 2 e 8km/h, usando para isso o seletor do câmbio eletrônico Range Select. O Wrangler Rubicon 392 se mostra seguro nas descidas em baixa velocidade graças ao freio motor, ao bloqueio do conversor do torque e à relação de transmissão de 48:1. A boa performance do Wrangler Rubicon 392 no fora de estrada também está associada à ampla distância entre- eixos, seus eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de seção mais grossa e seus diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok.

BRONZE No visual, o Wrangler Rubicon 392 traz detalhes na cor bronze no emblema Rubicon no capô, nas capas dos ganchos de reboque dianteiros e traseiros e no contorno do emblema “Fox Schocks” dos amortecedores. O modelo tem o capô 40mm mais alto, com entrada de ar funcional para refrigerar o motor e garantir maior capacidade de carga. O emblema 392 está fixado nas laterais para reforçar a cilindrada do motor. As rodas em bronze com beadlock tem medidas 17x7.5 polegadas.

 

O interior traz revestimento em couro preto e costura em bronze, com bancos em desenho esportivo. O quadro de instrumentos tem novo design. E pela primeira vez na história do Jeep Wrangler, o volante revestido em  couro conta com paddle shift para trocas de marchas manuais. O sistema multimídia Uconnect tem tela tátil de 8,4 polegadas e conta com páginas Off-Road da Jeep, que permitem ao condutor monitorar a oscilação, o balanceamento, a altitude, as coordenadas GPS e a distribuição da força, entre outras informações.


O modelo tem o interior todo preto e será vendido nas cores preto, branco brilhante, vermelho firecracker, granito crystal (metálica), laranja punk ’n (metálica), verde sarge (metálica), granada snazzberry (metálica), cinza sting (metálica) e prata billet (metálica). A lista de equipamentos de série inclui bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto e painel de instrumentos na cor da carroceria e iluminação em LED.