UAI

Novo Renault Kangoo elétrico chega mais potente e moderno

Substituindo o antigo Z.E, o modelo foi aprimorado em quase todos os aspectos, mas ficou R$ 50 mil mais caro

Publicidade
Encomendas deste ano já foram encerradas
Encomendas deste ano já foram encerradas Foto: Encomendas deste ano já foram encerradas

Quase uma década depois do primeiro lançamento do Renault Kangoo Z.E (elétrico), o modelo ganha, por aqui, uma baita repaginada, incluindo novidades no motor, bateria, equipamentos e visual. Mas, para quem está pensando em comprá-lo, a notícia não é tão boa assim: para 2023, as encomendas já estão esgotadas. Novas importações – já que o modelo vem de Boulogne, na França – só serão feitas a partir do ano que vem, quando a montadora afirma que a vendas terão fluxo contínuo.

Junto das alterações e melhorias, veio também um preço maior: enquanto o antigo Z.E era vendido por R$ R$ 209.990, o novo Renault Kangoo E-Tech custa R$ 259.990. Nesta faixa, o utilitária chega para encarar o BYD eT3, que sai pelo mesmo preço que o francês.

Mudanças na parte mecânica e elétrica

Equipado com motor de 90kW, o novo Renault Kangoo elétrico teve sua potência dobrada: de 60cv foi para 120cv. Quanto ao torque, são 25kgfm no total.

A nova bateria, por sua vez, é de íons de lítio de 45kWh (12kWh a mais que a anterior), sendo composta por oito módulos independentes. O conjunto entrega alcance elétrico de 210 quilômetros, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Considerando apenas o ciclo urbano, a autonomia é de até 329 quilômetros, enquanto o combinado é de 300 quilômetros, de acordo com o Inmetro – valor mais que suficiente para um dia inteiro de viagens de trabalho.

A bateria leva 2h40 para recarregar de 15% a 80% de sua carga quando conectada a um Wallbox de 11kW, e menos de seis horas em um Wallbox de 7,4kW. O novo Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT de 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório – neste caso, não foi informado o tempo gasto.

Haverá, ainda, dois modos de direção e três modos de frenagem regenerativa, os quais poderão ser combinados de acordo com o terreno para proporcionar maior rendimento.

Design do novo Kangoo elétrico foi renovado

O Kangoo E-Tech ganhou novas linhas, com capô horizontal com vincos, dianteira elevada e laterais esculpidas. Os faróis, por sua vez, têm DLRs de LED em forma de C, que dão um toque de modernidade ao veículo. Entre a grade e o para-choque há também acabamento cromado, que incrementa o visual do utilitário.

Na parte traseira do novo Kangoo, a bitola é mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga. O aspecto visual simplificado e as lanternas traseiras em LED redesenhadas também oferecem um aspecto mais moderno ao veículo.

As mudanças estéticas também vieram acompanhadas de novas dimensões, ficaram maiores. O compartimento traseiro tem agora 4,3m³ (2,2m de comprimento, 1,5m de largura e 1,3m de altura), contra 3,6m³ da geração passada. A capacidade de carga, em peso bruto, também aumentou, indo de 650kg para 800kg, e a de reboque foi para 1.500kg.

As portas laterais deslizantes permitem a acomodação de grandes objetos e facilitam a carga e descarga em centros urbanos. Elas perderam as tradicionais fechaduras para ganhar o novo sistema de supertravamento da Renault, que só permite a abertura usando a chave. Desse modo, caso algum ladrão consiga entrar na cabine, não terá acesso ao compartimento de carga. A área de carga tem portas traseiras também, que podem se abertas de 90 a 180 graus.

Pacote de equipamentos

De série, o Kangoo E-Tech traz ar-condicionado, quatro airbags, quadro de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, central multimídia com tela de oito polegadas compatível (via cabo) com Apple CarPlay e Android Auto, sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas.

O sistema multimídia permite que o motorista faça e receba chamadas usando o volante, que abriga diversos controles. Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do condutor, à esquerda ou à direita (dependendo se ele é destro ou canhoto), permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento para automaticamente quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.

No interior do novo Kangoo estão ainda diversos porta-objetos que tornam a experiência do condutor mais prática. Eles incluem: bandeja de teto, armazenamento central do painel, compartimentos de porta com dois porta-copos e e compartimento fechado do lado do motorista.