Pelo menos, o mês de início das vendas está confirmado: novembro. Mas ainda há muitas dúvidas no ar sobre o mais aguardado lançamento da Volkswagen dos últimos anos. O Novo Polo, que já está sendo montado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, promete se destacar pela segurança e pelo conforto. Dos três motores, apenas o 1.0 Tsi de três cilindros e 128 cavalos de potência está confirmado. Outra certeza é que o Novo Polo terá quatro air bags de série.
Do lado de dentro
No interior, o foco será o painel de instrumentos 100% digital e de nome internacional (Active Info Display). O equipamento, claro, será vendido como opcional, ainda sem preço divulgado.
Para completar o visual moderno, central multimídia e controles do ar condicionado - localizados abaixo da tela. Ah, o carro, também, sairá com o suporte para celular em todas as versões, como acontece com o up!. Tem mais uma semelhança importante em relação ao irmão menor: o custo de manutenção. De acordo com a Volkswagen, as três primeiras revisões, quando pagas no momento da compra do carro, sairão por R$ 999. Valor que pode ser negociado à parte ou embutido no financiamento.
A montadora promete, ainda, um dos menores custos de reparabilidade do mercado. O cálculo médio é de R$ 3.500 por acidente. A nível de comparação, o mesmo conserto de um Gol sai por R$ 5.506 e o de um Onix, R$ 6.311.
Pé no acelerador
Para fabricar o novo Polo e a versão sedã, Virtus, no Brasil, a Volks investiu R$ 2,6 bilhões, em São Bernardo do Campo. Além disso, voltou a operar em três turnos, pelo menos até o final deste ano.
Em agosto, a Volkswagen já havia sinalizado uma leve aceleração no ritmo de trabalho com a volta do funcionamento da fábrica em cinco dias por semana. Outra mudança foi focar a montagem do Gol apenas em Taubaté.
Quer mais uma informação? O Novo Polo tem tudo para dar muito trabalho aos concorrentes. Sinal de que os alemães podem ter voltado os olhos, mesmo tardiamente, para o mercado brasileiro.