UAI

O passado na passarela

Durante os mais de 50 anos do concurso de Pebble Beach, dezenas de outros eventos foram sendo organizados no mesmo fim de semana na charmosa Baía de Monterey

Publicidade
Foto:

Rolls Royce Phantom III 1939 Labourdette Vutotal Cabriolet

Aeroporto de Monterey, manhã de uma segunda-feira depois do evento de automóveis antigos em Pebble Beach. Quem estiver na sala de espera aguardando um vôo de carreira para São Francisco ou Los Angeles (e de uma dessas duas cidades da Califórnia para o resto do mundo) vai presenciar dezenas de jatos executivos de grande porte decolando um atrás do outro. São bilionários que passaram o fim de semana na Baía de Monterey para curtir alguns dos múltiplos eventos que foram sendo organizados na região para aproveitar a presença dos principais colecionadores do mundo.

Para começo de conversa, são nove leilões de carros antigos entre a quinta e o domingo. Centenas de automóveis esportivos, hot rods, clássicos, raros, americanos e europeus são vendidos sob o martelo por preços astronômicos. A RM Auctions, que promove dois deles, vendeu mais de 200 carros, nove deles com cifras acima de US$ 1 milhão. O mais caro foi uma Ferrari 1959 modelo 250 Spyder Califórnia por U$ 4,95 milhões. Outra Ferrari badalada foi a 250 GT Lusso Berlinetta, de 1963, que pertenceu a Steve McQueen, vendida pela famosa casa leiloeira inglesa Christie?s por US$ 2,1 milhões. O lance veio pelo telefone, mas quem tinha mostrado interesse no carro foi o guitarrista Eric Clapton.

Talbot Lago 1938 Figoni e Falaschi

Outro evento tradicional no mesmo fim de semana é na pista de Laguna Seca: centenas de carros esportivos e de corrida (até antigos Fórmula 1 que pertencem hoje a colecionadores) correm no sábado e domingo divididos em 11 categorias. Na sexta-feira, o Concorso Italiano reúne centenas de automóveis antigos e novos que tenham sido produzidos ou projetados por empresas da Itália.

Mas tudo começa com um charmosíssimo desfile de parte dos carros que serão exibidos no domingo em Pebble Beach: é o Tour d?Elegance, uma volta de cerca de 50 quilômetros por ruas e estradas entre Carmel e Monterey. Milhares de pessoas assistem ao desfile das raridades em movimento, curtem suas formas e a sonoridade dos antigos motores que ainda roncam grosso e fazem arrepiar os amantes das máquinas dos anos dourados. (BF)