De São Paulo - Justamente por darem sinais claros de produtos que serão lançados em breve, são dois os veículos conceito que mais chamam a atenção na edição de 2018 do Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público de hoje ao dia 18. A Volkswagen Tarok é uma picape de dimensões intermediárias, entre as compactas e as médias, prometida "para um futuro próximo".
Apesar de ser um conceito, a marca já antecipou que o modelo de produção não será muito diferente disso aí, o que nos leva a crer que uma de suas missões é ser uma espécie de anti-Toro, a picape intermediária da Fiat. Inclusive, a Volkswagen já afirmou que quer ampliar sua participação no segmento.
O interior lembra o do SUV T-Cross – que já foi apresentado e chega ao mercado no início de 2019 –, com direito ao painel de instrumentos digital e sistema multimídia com tela de oito polegadas. O conceito traz uma solução inusitada (talvez pouco prática) para ganhar espaço na caçamba. Basta rebater o banco traseiro e abrir a divisória móvel que separa o habitáculo do compartimento de carga. A Volkswagen afirmou que o modelo terá capacidade para carregar até uma tonelada, além de tração 4x4, indicando a possibilidade de existir uma opção de motor a diesel, além do 1.4 TSI, com 150cv e 25,5kgfm de torque.
SUV A Fiat destacou o conceito Fastback. Apesar das linhas de cupê, com o teto arqueado e vincos pronunciados, seu porte avantajado entrega que ali está o que podemos definir como o SUV derivado da Toro. O conjunto óptico afilado também revela que a reestilização da picape vai se inspirar no conceito, já que o SUV não chega ao mercado antes de 2020.
A chegada de um SUV é fundamental para a estratégia da marca italiana, que atualmente não tem um representante no segmento mais importante do nosso mercado. Outra opção mais rápida seria importar o 500X, SUV compacto que tomou emprestado as linhas charmosas do compacto italiano. O modelo está exposto no estande da marca para avaliar a receptividade junto ao público, mas trazê-lo para cá dependeria da estabilização do câmbio e uma cotação mais favorável.
HB20 Um terceiro conceito que dá pistas de um futuro modelo de produção é o Hyundai Saga EV. Será inspirado nesse modelo que a marca coreana vai reestilizar o HB20, talvez ainda em 2019. Após seis anos do lançamento, tendo ganhado reestilização em 2015 e um tapinha em março, tudo o que esperávamos para o ano que vem era uma nova geração. Mas parece que não vai ser bem assim.
Tudo indica que a única mudança no conjunto mecânico será a adoção do motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível. A plataforma do compacto continuará a mesma, mas suas linhas passarão por reestilização profunda. Olhando para o Saga EV, espere por um HB20 um pouco mais encorpado, vincos mais marcados e conjunto óptico ousado.
(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea