De Frankfurt (Alemanha) - Nem só de carros “convencionais” é feito um salão do automóvel e o de Frankfurt está aí para comprovar isso. Os superesportivos estão presentes, travando uma disputa incansável pela potência mais elevada e melhor desempenho nas pistas. Mas os visitantes encontram também automóveis de luxo com performance impressionante e muita tecnologia, além dos conceitos que revelam toda a criatividade dos designers e o provável futuro do que veremos nas ruas.
A Mercedes-Benz apresenta alguns conceitos, como o estranho Vision Tokyo, o Concept EQA e o superesportivo Project One, com asa de gaivota, que foi apresentado pelo piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O bólido tem quatro motores elétricos e um a combustão V6 com turbocompressor, e juntos despejam mais de 1.000cv. O Projetc One será produzido a partir do fim do ano e serão feitas 275 unidades, com preço estimado de 2 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões).
As principais atrações da Audi no Salão de Frankfurt 2017 são o novo A8 com sistema de condução autônoma, a nova linha RS e alguns conceitos, que chamam atenção pelo design sofisticado. Mas quem procura esportivos nervosos se encanta com os Lamborghini Aventador conversível e o Huracan Performance, com motores de 740cv e 640cv, respectivamente. Já a Bugatti destaca o modelo Chiron, que sai da inércia, acelera até 400km/h e retorna a zero em apenas 42 segundos.
Já a Ferrari lançou seu modelo de entrada, batizado Portofino. O modelo tem motor V8 turbo de 600cv de potência e acelera até os 100km/h 3,5 segundos, com máxima de 320km/h. Deve chegar ao mercado brasileiro por preço aproximado de R$ 750 mil. Já a BMW mostra o seu Z4 Concept, que praticamente revela as linhas da versão de série.
O fabricante alemão Borgward, que produz seus modelos de luxo na China, levou para Frankfurt o belíssimo Isabella, que tem formas aerodinâmicas e fluidas, com portas deslizantes, quatro assentos e cinco metros de comprimento. Equipado com motor elétrico, o modelo será produzido em série, mas o fabricante não informa quando chegará ao mercado mundial.
(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea