A chegada desses dois modelos coloca em risco a reserva de mercado de VW Gol e Fiats Palio e Uno, os modelos mais vendidos no mercado nacional. O Toyota Etios traz o logotipo da maior montadora do mundo e a tradicional confiabilidade. O carro tem opções de carrocerias hatch e sedã e motorização 1.3 e 1.5, com câmbio manual de cinco marchas. Os motores serão produzidos na unidade a ser construída em Porto Feliz, interior de São Paulo. O Etios será apresentado à imprensa de 16 a 18 deste mês.
O carro será equipado com motor 1.3 16V, de 84cv (gasolina) e de 90cv (etanol) a 5.600rpm e torques de 11,9kgfm (gasolina) e de 12,7kgfm (etanol) a 3.100rpm; ou 1.5 16V, de 92cv (gasolina) e de 96,5cv (etanol) a 3.600rpm e mesmo torque de 13,9kgfm (gasolina ou etanol) a 3.100rpm. O sedã terá apenas motorização 1.5.
DESIGN
O modelo hatch mede 3,78 metros de comprimento e a distância entre-eixos é de 2,46m. As linhas são simples e voltadas para mercados emergentes. Design não é o ponto forte. A grade tem formato arredondado e une os faróis. É a mesma para hatch e sedã. O desenho da traseira do hatch lembra a do novo Kia Picanto e as lanternas do sedã as do Renault Logan. De perfil, o desenho é ainda mais simples, com apenas um vinco e sem friso. A capacidade do porta-malas do hatch é cerca de 300 litros. A do sedã ainda é segredo.
QUANTO CUSTA
Os preços estarão na faixa de R$ 35 mil (hatch básico) a R$ 48 mil (sedã completo) e o modelo virá com freios ABS e airbags de série, mas tem painel e acabamento mais simples. Os principais instrumentos (velocímetro e conta-giros) têm fundo branco e foram deslocados para o centro e para o alto do painel. As saídas de ar central foram empilhadas e os comandos do ar e do som (CD Player com entrada USB), agrupados na parte de cima. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem. A Toyota aguarda o lançamento do Hyundai HB para decidir sobre uma versão de entrada do Etios hatch 1.3 sem o ABS e outros equipamentos de conforto/conveniência e preço em torno dos R$ 32 mil.
HYUNDAI
O coreano HB20 será apresentado de 12 a 14 deste mês à imprensa e terá motores 1.0 (o mesmo do Picanto, pois a Kia pertence à Hyundai) de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros, ambos flex. Os câmbios são manual de cinco velocidades ou automático de quatro marchas. A potência do motor 1.0 deverá ficar em torno de 80cv (gasolina) e 82cv (etanol). O 1.6, o mesmo do Kia Soul, terá cerca de 130cv.
As linhas do HB20 deverão agradar e o acabamento interno é superior ao dos principais concorrentes, com arremates benfeitos, volante com regulagens em altura e distância. Merece destaque a altura do banco traseiro, em que ocupantes com mais de 1,80m se acomodam muito bem. O deslize é a segurança, pois há airbag apenas para o motorista na versão de entrada e falta apoio de cabeça para o passageiro do assento central traseiro.
A família HB vai aumentar com um modelo sedã e um crossover para competir com CrossFox, no ano que vem. O carro terá inicialmente 75% de nacionalização, pois apenas motor e câmbio serão importados. A fábrica de Piracicaba tem capacidade de produzir 150 mil unidades em dois turnos. As vendas começam em outubro. O preço não deverá ultrapassar os R$ 28 mil, pois o HB não vai custar mais do que o VW Gol.