De Indaiatuba – SP - Depois da aparição durante o Salão de São Paulo, em novembro, a Chevrolet apresentou à imprensa especializada o Omega Fittipaldi Edition. A edição especial, que homenageia o piloto Emerson Fittipaldi, marca o retorno do sedã de luxo ao mercado nacional. Por fora, as mudanças são discretas, com novo para-choque dianteiro, faróis de neblina, faróis com máscara negra, rodas aro 17 com desenho exclusivo e um pequeno spoiler na tampa do porta-malas para melhorar a aerodinâmica.
A alteração principal está sob o capô. O motor V6 de 3.6 litros evoluiu, ganhando 38cv de potência, alcançando 292cv e torque de 36,7kgfm. Isso graças, principalmente, à injeção direta de combustível nas câmaras de combustão, que, além de melhorar o desempenho, deixa o veículo mais econômico e com menos emissões. Outra novidade é o câmbio automático de seis velocidades, com opção de trocas manuais. Com isso, o Omega acelera até os 100 km/h em 6,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 235 km/h limitada eletronicamente.
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Se a carroceria não ganhou grandes alterações, tendo apenas o preto e o prata como opções de cores, o interior foi totalmente modificado, começando pelo revestimento em couro bege nos bancos e painéis de porta, que proporciona mais conforto térmico e sofisticação. O painel é bicolor, trazendo também o preto na parte superior. A principal novidade é a tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, que agrega as funções de áudio, telefonia e sensores de estacionamento traseiro, com direito à projeção da imagem captada por uma câmera de vídeo localizada na traseira para auxiliar nas manobras.
Conforto e segurança
O Omega traz ar-condicionado dual zone, que permite regular temperaturas diferentes para motorista e passageiro, com saídas também para o banco traseiro. Os bancos dianteiros têm regulagem elétrica. Com tecnologia Bluetooth integrada ao veículo, o telefone pode ser atendido sem que o motorista tire as mãos do volante, que tem comandos de telefonia e do som. Como segurança passiva, o modelo protege os passageiros com airbags frontais e laterais. A segurança ativa engloba freios ABS e controle eletrônico de estabilidade.
Quanto?
O preço sugerido para o Omega Fittipaldi Edition é de R$ 128.600. A previsão era que o modelo iria chegar às concessionárias da marca ainda nesse ano, mas um atraso nas importações deve adiar esses planos em alguns dias, ficando para o início de 2011. Foram destinadas ao mercado brasileiro 600 unidades do Omega. A previsão é vender 50 por mês. Como, de acordo com as previsões, os veículos reservados para o Brasil devem durar um ano, o fabricante não soube dizer se o modelo mudará de configuração depois disso.
Impressões
No curto test drive foi possível perceber a suspensão dura, talvez privilegiando o desempenho num veículo que tem mais talento para o conforto. O interior é sóbrio e, no geral, o acabamento é bom. O que pecou foi o material da alavanca do freio de mão e a falta de regulagem de altura dos cintos de segurança. Função que seria interessante na tela multifunção, o navegador não funciona no Brasil. Segundo a Chevrolet, o volume de veículos vendidos aqui não justifica desenvolver o sistema para o país. O enorme túnel central, comum em veículo de tração traseira, torna o assento traseiro do meio quase proibitivo. Mas os demais passageiros ficam confortáveis. O banco traseiro tem cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. Porém, os encostos das extremidades não são reguláveis em altura. Com 496 litros, o porta-malas é bem espaçoso.
(*) Jornalista viajou a convite da General Motors do Brasil