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Ondas de calor são inimigas das estradas (e dos carros)

Até os compostos do asfalto podem ser afetados negativamente pela alta temperatura

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Ondas de calor podem gerar rachaduras extremas em vias asfaltadas.
Ondas de calor podem gerar rachaduras extremas em vias asfaltadas. Foto: Ondas de calor podem gerar rachaduras extremas em vias asfaltadas.

As ondas de calor cada vez mais fortes estão afetando não somente os carros, mas também as vias. Nas últimas semanas, estradas dos Estados Unidos têm sido danificadas pelas altas temperaturas. Adaptadas a frio, gelo e a chuvas fortes, essas rodovias estão ficando onduladas: simplesmente surgem grandes e perigosas dobras no asfalto.

A formação de ilhas de calor é potencializada pelo asfalto, devido à composição dos materiais, bem como à cor escura e alta capacidade térmica, que ajuda na retenção do calor proveniente do sol. Essa absorção não só eleva a sensação térmica das pessoas, como também gera danos à integridade da pavimentação.

Apesar de não ser incomum se deparar com superfícies empenadas, rachadas ou esburacadas, os danos estão tomando proporções bem maiores. Com o impacto gerado pelas as ondas de calor, as complicações acabam se potencializando, gerando casos extremos.

Faixa de pedestres irregular devido ao derretimento do asfalto, na Índia.
Onda de calor da Índia em 2015 chegou a derreter o asfalto

Mas por que isso acontece?

As ondas de calor afetam sobretudo o asfalto mais antigo, pois as propriedades físicas desse material vão se modificando ao longo do tempo. O tipo de solo sobre o qual a via foi construída também tem relação com a maior ou menor probabilidade de estouro. Juntas de dilatação existem justamente para tentar evitar o fenômeno, mas nem sempre são suficientes para preveni-lo por completo, deixando o pavimento danificado.

O aumento constante da temperatura média global decorrente das intensas mudanças climáticas afeta não só as estruturas produzidas pelo homem, mas, principalmente os seres vivos e o meio ambiente. Recentemente, o secretário-geral das Nações Unidas António Guterres declarou que “a era da ebulição global chegou”.

O que isso pode gerar nos veículos?

Com a temperatura do asfalto podendo ultrapassar os 60ºC, os veículos podem sofrer uma série de consequências negativas, nos mais variados componentes. Os danos podem ser grandes seja na carroceria, que pode ser atingida por pedras soltas do asfalto, ou na parte mecânica.

Um dos casos que pode ocorrer é o desgaste mais rápido dos pneus, já que a degradação térmica leva à diminuição de sua vida útil. Em uma situação anormal registrada na Austrália,. em 2018, o derretimento do piche do asfalto grudou nos pneus dos automóveis, imobilizando-os.

Pneus de caminhão cobertos por piche derretido, na Austrália.
Ondas de calor podem levar a casos extremos, como o derretimento de pneus

Além disso, a suspensão do carro e a vida útil de seus componentes pode ser afetada ao transitar nas estradas irregulares, devido aos impactos.

O que fazer ao se deparar com asfalto afetado pelas ondas de calor?

A orientação é sempre dirigir de maneira preventiva e redobrar ainda mais o cuidado ao trafegaem vias afetadas por eventuais deformidades. Mas, ainda assim, não custa reforçar a necessidade de alguns cuidados extra para evitar acidentes em decorrência dessas deformações.

  • Mantenha-se atento às condições da estrada e troque de faixa, se necessário;
  • Evite passar por cima das irregularidades, pois podem levar à instabilidade do veículo e também podem danificar a suspensão;
  • Reduza a velocidade para evitar impactos cotras rachaduras e buracos inesperados;
  • Mantenha os pneus sempre bem calibrados, o veículo alinhado e a manutenção preventiva em dia.