UAI

Opala Hatch? Sim, ele existiu... mas não foi lançado!

Confira as imagens do protótipo construído pela Chevrolet. Opala Hatch chegaria ao mercado em 1981 já com a frente de faróis retangulares

Publicidade
Emblemas traseiros indicam que o veículo seria equipado com o motor 4.1 de seis cilindros
Emblemas traseiros indicam que o veículo seria equipado com o motor 4.1 de seis cilindros Foto: Emblemas traseiros indicam que o veículo seria equipado com o motor 4.1 de seis cilindros

O Chevrolet Opala é dos carros mais cultuados do Brasil, tendo sido vendido de 1968 a 1992 apenas à base de reestilizações. Ao longo desse 24 anos, o modelos tem muita história, e uma delas foi contada pelo jornalista Alexandre Ule, que deu detalhes do Opala Hatch em sua German Garage BR, que também disponibiliza vagas para modelos sem relação com a Alemanha.

De acordo com Alexandre Ule, o Chevrolet Opala Hatch seria lançado em 1981. Ele faria parte da renovação que o modelo ganhou no ano anterior, quando chegou a frente com faróis retangulares. A carroceria de dois volumes estrearia junto com a renovação interna, que se deu no ano seguinte.

Opala Hatch tem detalhes exclusivos

Protótipo Chevrolet Opala hatch de frente
Protótipo do Opala Hatch

Entre os detalhes exclusivos do Chevrolet Opala Hatch estão as rodas, a maçaneta embutida na carroceria, os frisos laterais e os bancos dianteiros com encostos de cabeça mais quadrados, sendo que essa última característica só poderia ter sido frisada graças ao olhar atento de Alexandre Ule. De acordo com os logotipos fixados na traseira, o veículo traria sob o capô o motor 4.1 de seis cilindros.

O dono da German Garage BR garante que o projeto foi inspirado no Chevrolet Citation-X, um compacto vendido no mercado americano. Porém, analisando o protótipo, o Opala Hatch não enche os olhos como as carrocerias sedan, cupê e até a perua que, de fato, ganharam o mercado brasileiro.

Opala hatch foi inspirado no Chevrolet Citation 1980
Chevrolet Citation 1980

Modelo provavelmente não faria sucesso

Como todos sabem, o Opala hatch não foi lançado. Na avaliação do jornalista Alexandre Ule, essa pode ter sido uma decisão acertada por parte da Chevrolet:

"Entretanto, a empresa já contava com o Opala cupê, um carro mais esportivo e de apenas duas portas. E, no fim das contas, em 1982 a GM lançou o Monza Hatch que viria suprir essa lacuna do mercado, embora no segmento de carros menores. E o próprio fracasso do Monza Hatch prova que a ideia do Opala Hatch ter sido recusada foi uma decisão acertada por parte da empresa"

Se você curte muito o Opala, fique de olho no perfil da German Garage BR, que nos próximos dias vai publicar a imagem inédita de um protótipo de 1975 já com a frente com faróis retangulares que o modelo só ganhou em 1980.