A Opel, subsidiária da General Motors na Alemanha, acaba de apresentar imagens da nova versão do Astra Sports Tourer, que terá sua estréia no mercado europeu oficializada durante o Salão de Paris, no início de outubro, mas será comercializada somente a partir de novembro. De linhas arrojadas, a station será produzida na planta de Ellesmere Port, no Reino Unido, em uma planta da marca Vauxhall, também do grupo GM, mas o projeto foi planejado na sede da Opel, em Rüsselsheim.
Além do bom armazenamento de carga, a versão perua do Astra se destaca pelo desenho moderno e diferenciado, desvinculando a imagem das obsoletas peruas, rotuladas apenas como "carro de família". Uma esportividade que fica explícita no nome escolhido, Sports Tourer. A tecnologia embarcada é um ponto alto, com o sistema Opel Eye, uma câmera capaz de reconhecer sinais de trânsito e alertar sobre mudanças inadvertidas de faixa e também faróis adaptativos, que impedem ofuscamento de motoristas no sentido contrário.
Um dos grandes trunfos desta perua média é a capacidade de carga que chega a comportar 1.550 litros com os bancos rebatidos ou 500 l com o banco traseiro na posição normal. A versatilidade está presente no sistema de rebatimento do banco traseiro na proporção 60/40, acionada eletricamente por meio de um botão nas laterais dos encostos, o primeiro mecanismo do gênero presente em uma perua deste porte, de acordo com a Opel.
Gama de motores
São oito opções de motores, entre elas duas configurações do 1.4 Turbo a gasolina com injeção direta, com potências de 120 cv e 140 cv, sendo que na opção mais potente, o câmbio manual de seis marchas oferecido de série pode dar lugar a outro automático com o mesmo número de velocidades. A esportividade também é incrementada pela suspensão FlexRide, que adapta automaticamente o amortecimento ao ritmo e tipo de percurso enfrentado.
Veja mais fotos da Opel Astra Sports Tourer!
Em se tratando de um modelo criado para os mercados europeus, os motores turbodiesel disputam a preferência, em uma gama CDTI que se inicia no singelo 1.3 turbodiesel de 95 cv de potência até o vigoroso 2.0 turbodiesel de 160 cv. Na versão com motor 1.3 CDTI, o modelo terá o sistema Start/Stop, que desliga o motor automaticamente durante as paradas mais longas, o que seria ideal para o nosso trânsito carregado nas grandes cidades brasileiras.
Na Europa, as versões Wagons do Astra correspondem a 25% das vendas do modelo. Já aqui no Brasil, nosso mercado está carente modelos ?familiares? ao estilo do Astra Sports Tourer desde a saída do Toyota Corolla Fielder, ficando apenas opções alternativas como a mexicana Volkswagen Jetta Variant ou nacional Renault Mègane Grand Tour. Não há previsão da vinda da perua Astra ao Brasil, já que a geração anterior do Astra europeu ainda está firme e forte como o atual Vectra nacional.