UAI

Papai Noel e montadoras

Fabricantes se desdobram em publicidades que vendem seus carros como a montaria do Bom Velhinho, enquanto a Jaguar aproveita a data para antecipar um segredo

Publicidade
Foto:

No comercial de Natal da Mercedes-Benz nos EUA Papai Noel fica em dúvida ao escolher o carro na garagem


Não é segredo que o Natal é a época em que todos tentam lucrar com a imagem do Bom Velhinho. Também é o período em que Papai Noel varia a sua montaria, abandonando o trenó e adotando veículos bem mais interessantes. Ao menos é o que mostram algumas peças natalinas criadas por fabricantes automotivos. O caderno Vrum reuniu alguns exemplos recentes que provam que, se depender do marketing dos fabricantes, vai restar ao Rudolf (Papai Noel) apenas sentar no banco do passageiro e curtir a viagem.

Jaguar XF Sportbrake camuflada usada pela marca em mensagem natalina

A Jaguar é daquelas que fugiram do lugar-comum. Em vez de promover a sua gama atual, a marca decidiu fazer uma peça em que o Papai Noel aparece carregando presentes em um XF Sportbrake. Até aí tudo bem, nada mais natural do que trocar o polivalente trenó por uma perua. Só que o curioso é o fato de o modelo nem sequer ter sido lançado, o que explica a camuflagem xadrez das portas dianteiras para trás. A peça fez parte da campanha de pré-apresentação do carro na rede social Twitter.

A Opel é outra que não vê o Bom Velhinho em um dos seus carros atuais. Só que, em vez de se valer de um segredo, a divisão alemã da General Motors apelou para o elétrico RAK, conceito futurista apresentado no último Salão de Frankfurt em setembro. Já que os tempos mudaram, é hora de a famosa figura abandonar as flatulentas renas (metano também não faz bem à atmosfera) e adotar uma forma mais verde de transporte. Para combinar com a nova moda, Noel abandonou as vestes tradicionais e adotou um agasalho com capuz, uniforme perfeito para grafitar a sua mensagem de Natal, escrita no rocambolesco inglês típico dos grafites e da juventude fluente em internetês. O melhor? Como bom elétrico, o conceito RAK é silencioso, perfeito para não acordar as ansiosas crianças nas noites de Natal.

ESCOLHA

A Opel imaginou um bom velhinho grafiteiro com o conceito elétrico rak

São tantos carros que Papai Noel deve ter uma garagem típica de heróis bilionários da ficção, como Bruce Wayne (Batman) ou Tony Stark (Homem de Ferro). É o que parece ao ver o comercial de televisão da Mercedes-Benz para os Estados Unidos. Na garagem estrelada há vários Mercedes na cor vermelha, como não poderia deixar de ser. Mas, entre Classe G e clássicos do naipe do 280 SE, o velho Noel só tem olhos para o SLS AMG Roadster, aberto como um trenó. Não por acaso o lançamento mais quente da companhia. O difícil vai ser aquietar o barulho grave do V8 6.3 de 571 cv antes de tentar se apertar por alguma chaminé.

Agora, se o espírito é só mandar uma mensagem de Natal para os consumidores, poucos encontraram uma maneira mais esportiva do que a rival BMW. O fabricante conjugou o costume de enviar cartões ao quente M5, de 560cv. Contratou um ilustrador, que teve que desenhar o cartão enquanto um piloto de testes da marca fazia todos os tipos de peripécias ao volante do novo sedã superesportivo na pista francesa de L’Anneau Du Rhin. É drift para um lado, transferências abruptas de pista, entre outras manobras. Intitulado “o cartão de Natal mais rápido do mundo”, o resultado é quase um exemplo de arte abstrata. O que vale é a intenção. Feliz Natal.