Não é segredo que o Natal é a época em que todos tentam lucrar com a imagem do Bom Velhinho. Também é o período em que Papai Noel varia a sua montaria, abandonando o trenó e adotando veículos bem mais interessantes. Ao menos é o que mostram algumas peças natalinas criadas por fabricantes automotivos. O caderno Vrum reuniu alguns exemplos recentes que provam que, se depender do marketing dos fabricantes, vai restar ao Rudolf (Papai Noel) apenas sentar no banco do passageiro e curtir a viagem.
A Jaguar é daquelas que fugiram do lugar-comum. Em vez de promover a sua gama atual, a marca decidiu fazer uma peça em que o Papai Noel aparece carregando presentes em um XF Sportbrake. Até aí tudo bem, nada mais natural do que trocar o polivalente trenó por uma perua. Só que o curioso é o fato de o modelo nem sequer ter sido lançado, o que explica a camuflagem xadrez das portas dianteiras para trás. A peça fez parte da campanha de pré-apresentação do carro na rede social Twitter.
A Opel é outra que não vê o Bom Velhinho em um dos seus carros atuais. Só que, em vez de se valer de um segredo, a divisão alemã da General Motors apelou para o elétrico RAK, conceito futurista apresentado no último Salão de Frankfurt em setembro. Já que os tempos mudaram, é hora de a famosa figura abandonar as flatulentas renas (metano também não faz bem à atmosfera) e adotar uma forma mais verde de transporte. Para combinar com a nova moda, Noel abandonou as vestes tradicionais e adotou um agasalho com capuz, uniforme perfeito para grafitar a sua mensagem de Natal, escrita no rocambolesco inglês típico dos grafites e da juventude fluente em internetês. O melhor? Como bom elétrico, o conceito RAK é silencioso, perfeito para não acordar as ansiosas crianças nas noites de Natal.
ESCOLHA
São tantos carros que Papai Noel deve ter uma garagem típica de heróis bilionários da ficção, como Bruce Wayne (Batman) ou Tony Stark (Homem de Ferro). É o que parece ao ver o comercial de televisão da Mercedes-Benz para os Estados Unidos. Na garagem estrelada há vários Mercedes na cor vermelha, como não poderia deixar de ser. Mas, entre Classe G e clássicos do naipe do 280 SE, o velho Noel só tem olhos para o SLS AMG Roadster, aberto como um trenó. Não por acaso o lançamento mais quente da companhia. O difícil vai ser aquietar o barulho grave do V8 6.3 de 571 cv antes de tentar se apertar por alguma chaminé.
Agora, se o espírito é só mandar uma mensagem de Natal para os consumidores, poucos encontraram uma maneira mais esportiva do que a rival BMW. O fabricante conjugou o costume de enviar cartões ao quente M5, de 560cv. Contratou um ilustrador, que teve que desenhar o cartão enquanto um piloto de testes da marca fazia todos os tipos de peripécias ao volante do novo sedã superesportivo na pista francesa de L’Anneau Du Rhin. É drift para um lado, transferências abruptas de pista, entre outras manobras. Intitulado “o cartão de Natal mais rápido do mundo”, o resultado é quase um exemplo de arte abstrata. O que vale é a intenção. Feliz Natal.