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Para rodar em espaços fechados, triciclo elétrico mira os jovens de condomínios

Arrojado, Trikke vendido pela Chrysler também chama a atenção de marmanjos de todas as idades

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Para rodar em espaços fechados, triciclo elétrico mira os jovens de condomínios
Para rodar em espaços fechados, triciclo elétrico mira os jovens de condomínios Foto: Para rodar em espaços fechados, triciclo elétrico mira os jovens de condomínios


O Dia das Crianças é uma data muito esperada pelos pequenos por causa da expectativa de receber aquele sonhado presente e, no caso dos meninos, aumentar a frota dos carrinhos de coleção. O tempo passa, a pessoa cresce e o presente também, mas alguns ainda conseguem fascinar crianças e adultos, independentemente da idade. É o caso do triciclo elétrico Trikke, que está à venda desde junho no Brasil e começa a ganhar fama entre a molecada, principalmente em condomínios fechados.

O produto ainda é desconhecido pela maioria, mas aos poucos vai fazendo a cabeça dos adolescentes. Os irmãos Daniel Augusto Vasconcelos e João Francisco Vasconcelos, de 13 e 15 anos, tentam negociar com os pais a compra do Trikke. Eles souberam do produto e pediram de presente, mas não sabiam ao certo como funcionava. O Vrum deu uma mãozinha aos meninos e levou o triciclo para eles fazerem um test-drive.

O equipamento pesa 24,5kg e, quando dobrado, cabe em um porta-malas com parte do encosto do banco traseiro rebatido para acomodar a roda dianteira. O processo para armar o Trikke é simples, basta puxar o guidom e travar. Com uma chave, liga-se o computador de bordo que marca a velocidade e autonomia e basta acelerar para começar a brincadeira. O triciclo chama a atenção de crianças e adultos em qualquer lugar.

Vídeo mostra a versatilidade do Trikke em deslocamentos na cidade de Los Angeles

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VEÍCULO DA HORA As primeiras tentativas com o Trikke são meio desajeitadas, mas em cinco minutos ganhamos intimidade com o veículo. Os adolescentes pegam o jeito de conduzir corretamente com muita facilidade. “Eu nem imaginava que era assim, foi bem fácil achar o ponto de equilíbrio, é só soltar o peso de uma perna e fazer a curva. Achei bem 'da hora’”, diz Daniel com certa empolgação.

A tração é proveniente do motor elétrico de 48 volts e 350 watts, montado na roda dianteira. A alimentação é feita por uma bateria de íon de lítio de 11.250 mA/h e 540 watts, que pode ser recarregada em qualquer tomada doméstica. A reposição total de energia leva cinco horas em rede de 220 volts. Há dois modos de condução: econômico e rápido. No primeiro, a autonomia é de 45 quilômetros e a velocidade máxima, de 19km/h. No outro, o Trikke pode rodar 26 quilômetros e atingir 28km/h. Os freios são a disco mecânicos nas rodas traseiras, com travas de estacionamento. Em comparação com as bicicletas elétricas disponíveis no mercado, o Trikke ganha no torque e supera obstáculos onde as bikes não chegam apenas com a motorização elétrica. Por usar pneus de asfalto, é comum a roda dianteira derrapar nas arrancadas.

SEGURANÇA Ela é garantida pelo sistema 3cs, que mantém as três rodas em contato com o solo a todo o momento. A boa aderência é mantida nas curvas, feitas inclinando-se o corpo na direção desejada (de forma semelhante à de uma motocicleta). Crianças a partir dos 12 anos podem usar o Trikke elétrico. Como segue a legislação de bicicletas elétricas, ele pode ser conduzidos em ciclovias ou até mesmo em vias públicas dividindo o espaço com automóveis, mas o condutor deve usar todos os equipamentos de segurança previstos pelo Código Nacional de Trânsito. A parte negativa é que não há a possibilidade de o próprio condutor gerar energia para mover o veículo, como nas bicicletas. No Trikke, você dependerá apenas do motor elétrico.

Desarmado, Trikke fica um pouco maior que um carrinho de bebê



“Eu teria um desse fácil fácil”, exclamou João Francisco. Ao fim do test-drive, os meninos receberam a boa notícia da mãe, que acompanhou o test-drive. “Até o Natal pensarei nele como presente pra eles”, disse a empresária Francisca Vasconcelos. Andando com o Trikke em ciclovias na Pampulha e na Savassi, em BH, jovens, adultos e até idosos buscaram informações sobre o curioso veículo e aprovaram a vocação de transporte alternativo para pequenos deslocamentos.

Por ser um produto da Mopar (a marca de acessórios do grupo Chrysler), o triciclo é vendido nas 43 concessionárias da marca em todo o Brasil. Ou seja, o cliente pode chegar na revenda para negociar um Grand Cherokee, por exemplo, e sair com o triciclo no bagageiro do SUV. O projeto do Trikke é de dois brasileiros. Nos Estados Unidos, a Mopar fez a versão elétrica do brinquedo e lá ele já é febre entre os jovens, principalmente na Califórnia, reduto de veículos movidos por energias alternativas. Hoje, a produção do modelo é feita na Zona Franca de Manaus. O Trikke Elétrico Mopar 48v tem preço sugerido de R$ 6.990. A versão Premium, equipada com computador de bordo, farol duplo de LED e bolsa tipo alforje, sai por R$ 7.990. Esses acessórios também podem ser vendidos separadamente.

Uso em ciclovia foi aprovada pelo estudante João Francisco