UAI

PCD: Comissão aprova proposta de correção do valor de carro novo para a isenção fiscal

Segundo a Agência Câmara, o preço máximo dos veículos novos assegurados pela isenção fiscal de pessoas com deficiência (PCD) pode aumentar

Publicidade
Reajuste no valor de isenção de impostos para PCDs na compra de um veículo novo passa a valer
Reajuste no valor de isenção de impostos para PCDs na compra de um veículo novo passa a valer Foto: Hyundai / Divulgação

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a correção anual, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do preço máximo dos veículos novos que assegura benefício fiscal às pessoas com deficiência (PCD).

O texto aprovado altera a Lei de Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para Compra de Automóveis e determina o reajuste do limite a partir de 2024. Desde 2021, o valor máximo que assegura o benefício fiscal está congelado em R$ 200 mil. O texto original também aumentava o limite máximo para a isenção fiscal, mas na forma de valores fixos, escalonados até 2025.

As mudanças constam no substitutivo elaborado pela relatora, deputada Andreia Siqueira (MDB-PA), ao Projeto de Lei 2793/21, do ex-deputado Coronel Tadeu (SP), e três apensados. Segundo a relatora,

“É de suma importância que o Parlamento legisle normas capazes de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, validando sua inclusão social e cidadania”, afirmou Andreia Siqueira, ao defender o projeto aprovado.

O novo projeto não inclui apenas pessoas com deficiência (PCD)

O projeto prevê outras alterações na Lei de Isenção do IPI para compra de automóveis, como o desconto daquele tributo sobre os acessórios necessários aos condutores de veículos que sejam PCD e também na aquisição de motos de fabricação nacional com motor de cilindrada não superior a 250cm³.

Pelo texto, poderão ainda ser beneficiados com a isenção de IPI na compra de veículos novos os motoristas e os motociclistas profissionais que exerçam as atividades de condutor autônomo de passageiros ou transporte de mercadorias.

O projeto está em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após aprovação total, as medidas terão validade até o fim de 2027. Caberá ao Poder Executivo calcular e incluir na legislação orçamentária de cada ano o montante da renúncia fiscal decorrente dos benefícios concedidos às pessoas com deficiência (PCD). (Com Agência Câmara de Notícias)

Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!