UAI

Pela primeira vez, Volkswagen Saveiro ganha estilo diferente do Gol

A versão de entrada Robust da Volkswagen Saveiro 2017 tem interior antigo, enquanto as outras trazem novidades. Preços vão de R$ 43.530 a R$ 69.250

Publicidade
Pela primeira vez, Volkswagen Saveiro ganha estilo diferente do Gol
Pela primeira vez, Volkswagen Saveiro ganha estilo diferente do Gol Foto: Pela primeira vez, Volkswagen Saveiro ganha estilo diferente do Gol

Modelo ganhou linhas mais robustas e ficou mais alto em relação ao solo

Águas de São Pedro (SP) - Desde que a Volkswagen lançou a Saveiro, há 33 anos, a picape sempre acompanhou as linhas do Gol, preservando a mesma dianteira. Mas agora a montadora resolveu mudar o rumo da história e lança a linha 2017 do modelo com identidade própria, com diferenças no visual que fazem apelo claro à robustez. Entre as novidades, vale citar a nova versão de entrada, a Robust, que tem estilo mais simples e preserva o painel da antiga. Já as outras versões trazem novos equipamentos de série e opcionais, com muitas opções para quem gosta de eletrônica. Os preços vão de R$ 43.530 a R$ 69.250.

A nova Saveiro continua sendo produzida nas opções de cabines simples, estendida e dupla. No desenho, as principais modificações são os faróis mais largos, retangulares, de duplo refletor, que formam belo conjunto com a nova grade mais alta. A ideia foi criar uma discreta semelhança com a Amarok. O capô, que também ficou mais alto, ganhou dois vincos salientes na lateral. O para-choque dianteiro tem novo desenho e, dependendo da versão, traz frisos cromados que atravessam toda a extensão e se fundem com os faróis. A parte inferior ganhou boca mais larga e os faróis de neblina têm novo formato, criando identidade de linhas retas na dianteira.

Nas laterais, notam-se os novos apliques nas caixas de roda e na parte inferior das portas. A traseira ganhou nova tampa, mais robusta, com sistema de abertura no logotipo e sustentação por meio de molas a gás, que reduzem o esforço de quem faz a operação. A nova versão Robust, de entrada, traz algumas modificações em relação às outras, já que tem farol com apenas um refletor e grade de barras paralelas. O para-choque é preto e não tem faróis de neblina. Mas o interior continua sendo o da picape anterior. As demais versões têm o interior igual ao do novo Gol, com painel com detalhes cromados e imitando aço escovado, sendo que a Cross tem acabamento preto.

Por dentro, a versão Cross tem painel novo e muita tecnologia

Ganhos importantes da nova Saveiro são maior ângulo de ataque, de 20,1 graus, e maior distância em relação ao solo, 0,19cm. Na prática, tais modificações deixaram a picape ainda mais ágil em estradas de terra com facões e valetas. As versões podem vir equipadas com os chamados pneus verdes, que reduzem o atrito com o solo, proporcionando economia de combustível. Já a versão Cross tem como opcional o pneu de uso misto, próprio para encarar asfalto e terra.

São duas as opções de motor 1.6 MSI, sendo uma de 110cv (g)/120cv (e), que equipa a versão Cross, e outra de 101cv (g)/104cv (e), para as demais versões. Ambas combinadas com o câmbio manual de cinco marchas. O sistema de freio é a disco nas quatro rodas e a picape traz ainda controles de estabilidade e tração, bloqueio de diferencial, freios ABS off road e controle de partida em rampa.

Tampa traseira tem novo desenho e é sustentada por molas de gás

A versão Robust é vendida apenas com cabine simples e traz como itens de série indicador de troca de marchas, molduras nas caixas de rodas, protetor de caçamba e rodas de aço aro 15 polegadas, por R$ 43.530. Já a versão Trendline é vendida com cabine simples, estendida ou dupla, e acrescenta direção hidráulica, computador de bordo, sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD), bagageiro longitudinal no teto, travas e vidros elétricos, por preços que vão de R$ 47.970 a R$ 56.270.

Versão Robust tem farol de um refletor e grade diferente...



...mas preservou o antigo painel e o interior do modelo anterior

A versão Highline é exclusiva com cabine dupla e tem preço a partir de R$ 63.070, trazendo entre os itens de série janelas laterais traseiras basculantes, luzes indicadoras de direção, iluminação da caçamba, sistema multimídia Plus e alerta de frenagem de emergência. A versão topo de linha, Cross, também é vendida somente com cabine dupla e tem na lista de itens de série sistema de auxílio em partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, capota marítima com ganchos deslizantes na caçamba, volante com ajuste de altura e distância, grade protetora da janela traseira, santantonio com função aerofólio e sistema de entretenimento Composition Touch com mirror link, que permite o espelhamento de smartphones e tablets.

DIRIGINDO Na prática, a nova Saveiro mostrou-se mais equilibrada no asfalto, apesar de ter ganhado suspensões e pneus mais altos. A picape tem boa estabilidade e o desempenho com a caçamba vazia é bom. Já na terra e lama ela vai bem também, susperando situações relativamente complicadas para uma picape pequena. Mas nessa condição, o pneu de uso misto é primordial.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen