A BMW lança a quinta geração da Série 3 Touring, derivada do novo sedã. Com a mesma frente, a Touring (como são chamadas as peruas da marca alemã) tem linha do teto bem descendente, o que dá ao carro uma aparência mais esportiva. Do sedã ela herdou também as lanternas, que são muito parecidas. A diferença é um recorte que acompanha a tampa traseira. As laterais também têm os vincos acentuados que ligam as duas maçanetas à lanterna traseira. As bonitas rodas de liga e a saída dupla de escape completam o visual esportivo.
Em relação à geração anterior, a nova perua é 97mm mais comprida e tem distância entre-eixos 50mm maior, o que ampliou o espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagens. Segundo a BMW, o modelo proporciona mais 17mm de espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade para 495 litros (35 litros a mais) e todas as versões são equipadas com abertura do vidro traseiro, para facilitar a colocação de objetos no porta-malas. Opcionalmente, existe o sistema de abertura da tampa do porta-malas por sensor de movimento. Se o motorista estiver achando pouco o espaço do porta-malas e não estiver transportando passageiros atrás, ele pode rebater totalmente o banco traseiro, aumentando a capacidade para 1.500 litros.
Por dentro, o painel continua com o mesmo acabamento refinado, que pode combinar vários tons de couro. Como na maioria dos BMW, o painel é do tipo envolvente, com console central mais largo, dividindo claramente os ambientes de motorista e passageiro da frente. Assim como no sedã, o painel tem comandos voltados para o condutor. Destaque para a tela que fica no alto do painel central, que contém informações da central multimídia, do sistema de navegação e de controles do carro, com controle em um botão giratório localizado no console. O comprador pode escolher entre três pacotes de personalização: Sport Line, Luxury Line e Modern Line.
Três opções
O novo modelo será comercializado com três opções de motor, sendo uma a gasolina (2.0, que desenvolve 248cv de potência e 35,7kgfm de torque) e duas a diesel (2.0, de 186cv e 38,7kgfm; e 3.0, de seis cilindros, de 261cv e 57,1kgfm), todas com tecnologia TwinPower, que reúne sistemas de injeção de combustível de alta precisão e de controle de abertura das válvulas e duplo turbo. A primeira versão acelera até 100km/h em seis segundos, tem velocidade máxima limitada a 250km/h, consumo médio de 17,6km/l e emite 159g/km de CO2. A opção mais rápida é a 3.0 a diesel, que sai da imobilidade e chega aos 100km/h em 5,6 segundos. A sua máxima também é limitada a 250km/h. Para melhorar o consumo, todas as versões são equipadas com sistemas Auto Start-Stop (que desliga o motor durante as paradas) e de recuperação de energia durante as frenagens.
O pacote de segurança é bem completo e inclui controles de estabilidade e tração, sistema de alerta para mudança involuntária de faixa, airbags frontais, laterais e de cortina, sistemas isofix (de fixação de cadeiras infantis) nos bancos e sistema que alerta e prepara o veículo para uma colisão iminente, entre outros.