Gol antigo (Geração 4), Gol atual (G5), CrossFox e Voyage. Todos carros da Volkswagen, juntos com o Chevrolet Celta, apareceram no pódio do primeiro ranking dos veículos que mais satisfazem o consumidor brasileiro. A pesquisa é da consultoria J.D. Power, reconhecida internacionalmente por suas listas de avaliação do grau de satisfação dos compradores de diferentes produtos de consumo, que vão de eletroeletrônicos a carros. Além destes cinco modelos, o compacto Citroën C3 e os médios Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus também foram bem avaliados em suas categorias.
O levantamento, realizado em maio, contou com a opinião de 5 mil pessoas, durante 18 meses de pesquisa, que compraram veículos que integram três categorias: subcompactos, compactos e médios. Confiabilidade, desempenho do veículo, visual e qualidade do serviço de pós-vendas das marcas, catalogadas num sistema de notas, que variou de 1 a 1.000 pontos, estavam entre os questionamentos. A consultoria revelou apenas os três primeiros colocados em cada categoria.
Entre os subcompactos, categoria mais vendida no Brasil, o Gol Geração 5 da Volkswagen ficou com o pódio com 731 pontos. Logo em seguida, vieram o Gol Geração 4 e o Chevrolet Celta, com 728 e 714, respectivamente. Já entre os compactos, a ordem ficou da seguinte forma: o CrossFox da Volks, C3 da Citroën e Voyage também da VW, que receberam sucessivamente 790, 762 e 762. O Honda Civic, que garantiu 830 pontos, apareceu na frente do Toyota Corolla, que recebeu 807, e do Ford Focus com 791.
A mecânica e o design dos carros, a tecnologia ofertada pelas fabricantes e o chamado custo de propriedade, que inclui gastos com combustível, seguro e reparação, também foram avaliados. Foi através dessa avaliação que foram descobertas quais marcas mais satisfazem o comprador de carros no Brasil. Entre as fabricantes, Toyota (821 pontos), Honda (806) e Citroën (768) foram as que mais satisfizeram o consumidor e obtiveram nota acima da média do restante das marcas.
De acordo com o gerente regional Nordeste da Volkswagen, Anthony Mota, os quatro carros da montadora, listados com destaque no ranking, foram resultado do trabalho realizado junto aos clientes. "Fizemos várias pesquisas com os consumidores em todo o Brasil com o intuito de identificar o que eles estão querendo", explica Mota. Para o gerente, o segredo é esse link entre a qualidade da marca com a vontade do cliente. "Sem contar com a boa manutenção e satisfação no pós vendas", fala Anthony, avisando que a marca pretende aumentar o número de carros na lista do próximo ano.