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Dois pesquisadores são mortos após explosão de carro híbrido em teste

O projeto experimental, chamado Life-Save, havia, inclusive, recebido investimentos da União Europeia, mas acabou tendo um fim trágico

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O projeto Life-Save que estava responsável pelo carro híbrido que explodiu também fazia testes com um Fiat Punto
O projeto Life-Save que estava responsável pelo carro híbrido que explodiu também fazia testes com um Fiat Punto Foto: O projeto Life-Save que estava responsável pelo carro híbrido que explodiu também fazia testes com um Fiat Punto

Dois pesquisadores morreram após explosão de um carro híbrido que estava em projeto experimental na cidade de Nápoles, na Itália. A causa exata do incidente ainda é desconhecida e está sob investigação, mas, certamente, está ligada a alguma falha apresentado pelo veículo durante os testes.

Uma das vítimas foi Maria Vittoria Prati, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, que morreu devido a complicações de queimaduras de terceiro grau na segunda-feira (26). A outra foi Fulvio Filace, outro participante da pesquisa que acabou não resistindo também aos ferimentos da explosão do carro híbrido.

Segunda a ANSA, agência de notícias local, as investigações não encontraram, até o momento, nenhum suspeito específico. O Conselho Nacional de Pesquisa da Itália se manifestou sobre o caso, expressando "grande choque e tristeza" pelas mortes e afirmando estar cooperando com as investigações. A entidade também homenageou Prati, considerando-a uma “brilhante pesquisadora” e “autoridade no campo do estudo das emissões e do uso de combustíveis alternativos”.

O carro híbrido estava sendo pesquisado pelo Projeto Life-Save

O veículo que explodiu levando ao acidente letal fazia parte do projeto de pesquisa Life-Save, cujo objetivo era adicionar componentes de acionamento híbrido – incluindo motores elétricos, baterias e painéis solares – em automóveis com motor a combustão interna. 

Sendo assim, o carro que explodiu não era, de fato, híbrido, mas sim experimental: tinha recebido, à parte, alguns componentes híbridos que estavam sendo testados pelos pesquisadores.

O Life-Save havia recebido financiamento da União Europeia, que descreveu o incentivo como “instrumento de financiamento da UE para o meio ambiente e a ação climática”.

Após o incidente letal com o carro híbrido, o projeto foi desativado e uma mensagem de solidariedade às vítimas foi enviada:

Apresentamos as nossas mais sentidas e dolorosas condolências às famílias da Eng. Maria Vittoria Prati e o graduando Fulvio Filace pelo trágico epílogo. Uma oração por eles e solidariedade de coração a todos aqueles que os conheceram e amaram.

Life-Save, tradução direta.

Um pouco antes da explosão, o Life-Save, em conjunto com a eProInn, grupo de pesquisa da Universidade de Salerno, também estava por trás de testes com um Fiat Punto.