UAI

Peugeot 208 Rally4: versão de fábrica preparada para rali

Projeto francês passa a ser fabricado na Argentina, mas você não vai acreditar no preço. Modelo foi homologado pela FIA

Publicidade
Peugeot 208 Rally4 tem visual simplificado para reduzir peso
Peugeot 208 Rally4 tem visual simplificado para reduzir peso Foto: Peugeot 208 Rally4 tem visual simplificado para reduzir peso

Em detrimento do Brasil, o mercado automotivo argentino sempre foi privilegiado em questão de versões de fato especiais. Pois os hermanos agora produzem o Peugeot 208 Rally4, uma versão preparada para ralis e com a homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A oferta é até justa, os hermanos sempre gostaram mais de carro que os brasileiros. Mas, engana-se quem pensa que poderá dividir o carro para o uso diário e as aventuras na terra. O Peugeot 208 Rally4 é um verdadeiro carro de competição. O interior tem bancos esportivos, cintos de segurança de cinco pontos, gaiola de proteção e nenhum acabamento. Enfim, com todo o jeito de ser bastante desconfortável.

Peugeot 208 Rally4 custa mais de R$ 400 mil

O projeto do Peugeot 208 Rally4 foi desenvolvido na França, e agora é produzido na Argentina, na planta de El Palomar. Com o suporte da Peugeot Sports Internacional, este produto é destinado principalmente a pilotos profissionais. Tanto que seu preço não é brincadeira: 75 mil euros (cerca de R$ 400 mil, na cotação de hoje).

De acordo com Nicolás Carrera, gerente do Projeto 208 Rally4 na Stellantis, o processo inicial de fabricação do veículo de competição é idêntico ao da série 208. Porém, seu processo de montagem demanda seis semanas de trabalho até à entrega final ao cliente.

A carroceria é em aço e plástico, com estrutura reforçada por um arco com vários pontos de soldagem. É possível identificar entradas de ar para o motor e para a cabine. Com 4,05 metros de comprimento e 1,73 de largura, o Peugeot 208 Rally4 pesa apenas 1.080 quilos. O tanque de combustível tem 60 litros. Já as rodas de 15 polegadas "calçam" pneus 185/70.

Motor 1.2 turbo tem 212cv de potência

O Peugeot 208 Rally4 traz sob o capô um motor 1.2 turbo - um PureTech de 3 cilindros redimensionado, com turbina maior e gerenciamento eletrônico para competição - com 212cv de potência máxima a 5.450rpm e 29,5kgfm de torque máximo a 3.000rpm. Já a transmissão tem câmbio sequencial de 5 marchas, tração dianteira e bloqueio mecânico do diferencial.

A suspensão tem amortecedores Ohlins ajustáveis em três níveis. Os freios são a disco nas quatro rodas, com 283mm e pinças de quatro pistões na dianteira e 290mm e pinças de dois pistões na traseira. O freio de mão tem sistema hidráulico.

“Hoje vivemos um marco muito importante para a Peugeot Argentina e para a Unidade Produtiva de El Palomar. É a primeira vez que aqui é desenvolvida e montada uma versão de competição para ser comercializada em nosso país, que segue todos os padrões internacionais: o Peugeot 208 Rally4. Supervisionado pela Peugeot Sport, este tipo de veículo é comercializado a nível mundial em todos os países onde a competição de rali é relevante."

Franklin Bendahan, Brand da Peugeot Argentina

https://www.dailymotion.com/video/x8ibvrp