A Peugeot está vendendo o e-2008, seu SUV compacto elétrico com um super desconto. Dos R$ 259.990 usuais, a marca do leão anunciou o modelo por R$ 209.990 até o dia 6 de agosto, nada menos que R$ 50 mil de desconto. Porém, o veículo anunciado já está em fim de ciclo, assim como vários carros elétricos que são vendidos no Brasil.
O Peugeot e-2008 é um ótimo carro (tem um teste com o SUV elétrico no link anterior), porém a marca já apresentou sua reestilização na Europa que o deixou ainda mais atraente. A principal característica são as "garras do leão", marcadas em LED, no lugar dos "dentes de sabre" que estão sendo substituídos. Aliás, esse é o mesmo caminho da reestilização do Peugeot 208.
Peugeot e-2008, Chevrolet Bolt EUV e Renault Zoe
Mas, o Peugeot e-2008 não é o único exemplo de carro elétrico que parece ser despejado no mercado brasileiro no fim do seu ciclo. A Chevrolet lançou o Bolt EUV por aqui, outro veículo que gostamos muito, faltando seis meses para encerrar sua produção nos Estados Unidos.
E, nesse caso, quando falamos "encerrar", é realmente o que vai acontecer, já que nem haverá uma nova geração do SUV. A Chevrolet já anunciou uma nova linha elétrica com outra plataforma e tecnologia de baterias. Tanto que, a marca já confirmou para o Brasil modelos como o Blazer EV e o Equinox EV.
A Renault também passou a oferecer o Zoe para o público em geral apenas nessa fase final. A marca francesa já confirmou que o compacto também vai subir no telhado, e sem deixar substituto. Assim como o Peugeot e-2008 e o Bolt EUV, o Renault Zoe é um carro elétrico com ótimos predicados: espaço interno (apesar de parecer muito pequeno), acabamento e desempenho.
Carros elétricos chineses prometem
Na contramão disso, estamos acompanhando a chegada de carros elétricos de marcas chinesas com preços mais interessantes e que prometem ser iguais ou superiores a esses europeus (Renault Zoe e Peugeot e-2008) e americano (Chevrolet Bolt EUV). É o caso do BYD Dolphin, lançado por R$ 150 mil, e o GWM Ora 03, que chega só em agosto, também nessa faixa de preço.
Apesar de novos no pedaço, esses fabricantes estão investindo pesado para se tornarem fabricantes no Brasil. Enquanto a BYD está se instalando em Camaçari (BA), antiga casa da Ford, o endereço da GWM será em Iracemápolis (SP), que era da Mercedes-Benz.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!