UAI

Novo carro conceito da Peugeot remete a modelo de 1988

Novo conceito Inception retrata a visão de futuro da Peugeot, assim como o protótipo OXIA de 1988

Publicidade
OXIA Concept de 1988
OXIA Concept de 1988 Foto: OXIA Concept de 1988

Quase 35 anos atrás, um protótipo da Peugeot esteve secretamente no Brasil para uma ação publicitária: era o OXIA, que desembarcou, em dezembro de 1988, no aeroporto de Itanhaém (SP). O objetivo da montadora era gravar um comercial para as TVs europeias, projetando, no conceito, a sua visão de futuro.

O modelo tinha motor 2.8 V6 biturbo de 680cv, botão de partida, painel digital, células para absorver energia solar e sistema de navegação. Uma esfera embutida no painel funcionava como um mouse e comandava as funções do computador de bordo.

O comercial foi gravado durante quatro dias, com cenas feitas na Serra do Mar, parque natural em SP. O OXIA tinha sido apresentado no início de outubro daquele mesmo ano, no Salão do Automóvel de Paris.

As imagens do comercial, naquele tempo sem internet, caíram no esquecimento rapidamente. No entanto, agora, um novo carro conceito da marca francesa chega para trazer uma prévia sobre o que está por vir no futuro da Peugeot.

Peugeot Inception: o novo conceito da montadora

Apresentado na edição 2023 da CES, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, o novo Inception da Peugeot, além retratar a visão de futuro da marca, celebra um momento especial da mesma.

Atualmente, o Peugeot 208 é líder de mercado na Europa e, no Brasil, os emplacamentos do modelo cresceram 41% na comparação entre 2021 e 2022.

Com motor eletrificado, o Inception promete futuros carros que valorizam a eficiência energética e priorizam os ocupantes. Segundo a Peugeot, haverá conforto, acolhimento e sensação de bem-estar, reforçados por amplas áreas envidraçadas capazes de filtrar luz e calor.

A autonomia do protótipo chega a 800 quilômetros com uma carga completa de suas baterias, e os passageiros viajam em bancos que se moldam automaticamente de acordo com o porte físico. São características que se mostram inovadoras – assim como os sistemas disponíveis no OXIA eram revolucionários em 1988.

Além disso, tanto o OXIA quanto o Inception têm 680cv de potência, mas que, em cada um, são oriundos de fontes completamente diferentes. O motor 100% elétrico do modelo de hoje permite ir mais longe – e mais rápido –, sem emitir fumaça.

Entretanto, os dois protótipos também se diferem - positivamente - em alguns pontos: enquanto o OXIA foi um ilustre visitante que passou por aqui quatro anos antes de a marca lançar seus carros no país, os modelos derivados do Inception já terão uma ampla rede concessionária à disposição.

O VRUM testou o Novo Peugeot E-2008; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=OH1XPruo5yg&t=13s