UAI

Picapes de grande porte são destaque no Salão de Detroit 2015

Modelo favorito por boa parte da população dos EUA tem grandes lançamentos, com novos modelos ou versões de nomes já consagrados

Publicidade
Foto:


Nissan Titan XD


Detroit (EUA) -
Se aqui no Brasil os carros compactos (principalmente os hatchs) estão entre os favoritos dos motoristas e, consequentemente, no topo dos mais vendidos, nos Estados Unidos quem tem moral são as picapes. Não à toa, o Ford F-Series está entre os mais vendidos há um bom tempo. Lá, seis montadoras disputam a preferência dos consumidores: Chevrolet, Ford, RAM, Toyota, GMC e Nissan.


Na atual edição do Salão de Detroit, as montadoras voltaram a apostar neste segmento. Cada uma com sua característica e história própria, mas sem deixar de lado o estilo norte-americano de ser. Entretanto, quem estava esperando modelos inéditos acabou se frustando. Houve apenas reestilizações. O “novo” ficou apenas para a versão apimentada da Ford F-150.


Mas não há motivo para tristeza. As picapes continuarão sendo xodó nacional. A adequação se encaixa melhor do que para nós, brasileiros. Ou você acha que teria espaço nas ruas e estacionamentos dos grandes centros para esses “grandalhões”? Confira os principais lançamentos.

Nissan Titan XD

Mais robusta e com maior capacidade de carga e reboque, a Titan também passou por um redesenho. Seu motor Cummins 5.0 V8 turbodiesel oferece 310 cavalos de potência e 76,7 kgmf de torque. A transmissão é automática de sete velocidades e tem opção de tração integral. Estará disponível com cabine simples ou dupla. O interior tem acabamento requintado e, entre os equipamentos, possui sistema multimídia com tela de sete polegadas e navegação integrada, além de 12 alto-falantes.

Toyota Tacoma

Toyota Tacoma

 

 

A Toyota levou uma de suas apostas para o segmento das picapes para Detroit. Trata-se da Tacoma, com visual parrudão para meter medo nas concorrentes Chevrolet Silverado e GMC Canyon. O modelo traz grade frontal e para-lamas robustos, faróis redesenhados e luzes diurnas de LED. A Tacoma trará duas opções de motorização: o bloco 2.7 de quatro cilindros e o 3.5 V6. A Toyota não especificou torque e potência dos propulsores, mas adiantou que ambos trabalharão em conjunto com a transmissão automática de seis marchas.

Ford F-150 Raptor

Ford F-150 Raptor


Com uma “cara” totalmente nova, a F-150 Raptor 2017 é daquelas picapes que parece desafiar qualquer tipo de estrada. Mais alta (15 cm), chega com diversos modos de condução: normal, street, clima e lama/areia. Para ter toda essa força, o motor Ecoboost V6 3.5 litros turbo, associado ao câmbio automático de 10 marchas, será o responsável por rodar a picape. Ainda sem preço definido, deve chegar ao mercado apenas em 2016.

Dogde RAM

Dodge RAM


Com tração opcional 4x2 ou 4x4 e oferecida apenas com cabine dupla, a Dodge RAM 1500 ganhou mais uma versão. É a Rebel. Robusta por natureza, tem o DNA off-road correndo nas veias. Os para-choques são pretos e ganharam um reforço. O nome RAM aparece estampado na grade frontal e na tampa traseira. São duas oções de motorização: V6 3.6 Pentastar de 305 cv e 37 kgfm ou o V8 5.7 HEMI de 395 cv e 56,4 kgfm. Fora isso, há um kit opcional, que conta com suspensão a ar, barra estabilizadora reforçada, amortecedores Bilstein e molas 25,4 cm mais altas.