Todo mundo sabe que os pneus compõem uma das partes mais importantes de um veículo. Seja na direção do dia a dia ou até mesmo durante uma corrida de Fórmula 1, o uso do pneu certo sempre trará melhor performance e comportamento. É justamente por causa disso que eles são produzidos sob medida para cada projeto e arquitetura veicular. Os carros elétricos trazem uma série de demandas diferentes dos veículos tradicionais, que possuem motor a combustão.
Os pneus dos veículos elétricos precisam ser capazes de trabalhar sob altos valores de torque e potência, tendo que entregar aderência, absorção de impactos e baixos níveis de resistência ao rolamento para assegurar uma maior autonomia.
Dessa forma, apesar da estrutura básica ser a mesma em termos de componentes, os pneus dos carros elétricos tiveram de ser revistos pelos fabricantes. Foram modificados os materiais utilizados, o design e a capacidade de carga do pneu. Tudo isso para que a vida útil não fosse afetada de forma significativa por causa do peso dos carros elétricos, que é significativamente maior.
O que acontece se usarmos pneus comuns em carros elétricos?
O que aconteceria caso o motorista opte por usar um pneu normal em um carro elétrico? O gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus, Rafael Astolfi, explica que o principal problema é justamente o peso.
“Eles provavelmente se desgastarão mais rápido em razão do peso extra. E essa decisão pode impactar na aderência de frenagem (em razão do alto torque dos elétricos) e na autonomia do veículo, sem mencionar o desconforto auditivo. Não é sem razão que há um pneu desenvolvido sob medida para cada veículo”, alerta o especialista.
Os pneus de veículos elétricos também devem ser muito mais silenciosos. Eles são grandes responsáveis pelas emissões sonoras graças à sua “ressonância de cavidade”, onde o ruído é causado pelo ar que preenche o espaço entre a parede do pneu e a própria roda. Esse ar vibra quando o pneu está se movendo em contato com o solo e pode ser ouvido dentro do carro.
- Ford pode ter que entregar fábrica de Camaçari (BA) à BYD sem custos
- Dodge explodiu 7 motores durante testes de novo V8 poderoso
Nos elétricos, entretanto, o silêncio reina na cabine graças ao motor (que não emite ruído). Assim, caso os pneus tradicionais fossem utilizados, o som deles ao rolar no solo seria muito mais perceptível - o que iria trazer bastante desconforto ao motorista e passageiros.
Algumas montadoras investem em proteções acústicas, mas o próprio pneu pode contribuir muito para esse conforto.
- O que o Inmetro não te fala sobre os pneus
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!