Compreender as informações técnicas contidas nas etiquetas dos pneus parece ser apenas capricho, mas não é. A verdade é que o conhecimento acerca desses componentes é crucial para garantir que o motorista obtenha um uso apropriado e seguro do próprio veículo, seja qual for a sua situação de condução.
Nesse sentido, quando ele entende de pneus, consegue fazer uma escolha mais assertiva sobre qual modelo é o mais adequado para equipar o seu carro. Isso acontece, principalmente, porque cada tipo de pneu pode trazer uma performance diferente em termos de dirigibilidade, conforto, durabilidade, performance de frenagem, resistência a cortes/impactos e outros.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), há três critérios avaliados que precisam constar nas etiquetas coladas nos pneus. Aprenda um pouco mais sobre eles abaixo:
Informações nas etiquetas dos pneus: resistência ao rolamento
A resistência ao rolamento representa a força contrária à rotação do pneu enquanto ele está em movimento – um fator crucial na eficiência energética dos veículos.
Sendo assim, quanto menor for essa resistência, mais eficiente o pneu será. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, a escala de classificação da eficiência pode variar de A até G. A categoria A representa os pneus mais eficientes, enquanto nas demais, a eficiência decai em ordem alfabética, sendo a categoria G a dos menos eficientes de todos.
Vale lembrar também que pneus com menor resistência ao rolamento (os mais eficientes) contribuem para o menor consumo de combustível e emissão de gases poluentes reduzida.
Aderência em pista molhada
A aderência do pneu em pista molhada, um aspecto crítico para a segurança no trânsito, está diretamente relacionada à capacidade de um veículo parar em uma frenagem emergencial. Essa característica é avaliada pela distância percorrida pelo veículo durante o processo de frenagem.
Pneus com maior aderência são classificados na categoria A pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, o que significa que eles oferecem uma menor distância de frenagem e, logo, são mais seguros. Por outro lado, os pneus com menor aderência são categorizados como G.
Uma alta aderência é importante também para proporcionar melhor dirigibilidade em retas e maior estabilidade nas curvas.
Informações nas etiquetas dos pneus: ruído externo
O ruído externo é outra informação importante presente nas etiquetas dos pneus. Ele pode ser medido a partir de um teste em que o veículo, com o motor desligado, passa diante de um dispositivo de captação de som.
A classificação desse parâmetro é representada por meio de ondas na etiqueta do pneu. Uma onda indica menor ruído e três ondas indicam maior ruído. Mas o que é melhor: um pneu com alto ruído externo ou baixo?
Um ruído externo reduzido é, sempre, o mais indicado, já que ele garante maior conforto aos ocupantes do veículo, além de minimizar o impacto ambiental causado pela poluição sonora dos automóveis.
O limite máximo de emissão de ruído é:
Categoria do pneu Classificação Veículos de passageiros 75db Veículos comerciais leves (utilitários) 77dB Veículos comerciais (ônibus e caminhão) 78dB
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