O Volkswagen Polo 2023 chegou ao mercado mais simples em relação à linha 2022, ao menos nas versões Comfortline e Highline. Ambas trocaram o motor 200TSI pelo 170TSI, que entrega menores números de potência e torque: agora são 116cv com etanol, 109cv com gasolina e 16,8kgfm com ambos os combustíveis, ante 128cv, 116cv e 20,4kgfm, respectivamente. Além disso, perderam equipamentos, como freios traseiros a disco e faróis de neblina.
Trata-se de um fenômeno parecido com o que aconteceu em 2005 com o Gol: a linha 2006 do hatch, que ficou popularmente conhecida como G4, perdeu equipamentos em relação ao antecessor G3. Entre os itens abolidos estavam vidros elétricos nas portas traseiras, volante multifuncional e chave com telecomando. Nesse caso, o fabricante foi além e simplificou também o acabamento, em especial o painel e as forrações das portas.
Mas, afinal, por que o fabricante faz isso? Em duas palavras: estratégia comercial. O novo objetivo da Volkswagen é afastar, em termos de preços, o Polo 2023 do Nivus, que deriva do mesmo projeto, mas tem proposta mais sofisticada e disputa o segmento de SUVs.
Na época do Gol G4, o cenário era parecido: o fabricante o reposicionou para baixo para afastá-lo do então recém-lançado Fox, que ocupava uma faixa superior na gama. O fabricante manteve essa estratégia em relação aos dois produtos por vários anos a partir de então.
Preços do Volkswagen Polo 2023 caíram
No caso do Volkswagen Polo 2023, há outras variáveis envolvidas. Entre elas, a de que hatch começa a ocupar a posição de produto de entrada da Volkswagen: vale lembrar que o Gol, que tem essa função atualmente, vai sair de linha até o fim do ano. Inclusive, nos próximos meses, a marca alemã lançará uma versão ainda mais despojada, batizada de Track, para suprir de vez a demanda pelo modelo mais antigo.
Assim, a marca alemã terá apenas um produto na categoria de hatches compactos, que vem encolhendo nos últimos anos. E, como o Polo estava posicionado um pouco acima dos modelos de entrada, no sub-segmento dos compactos premium, acabou perdendo ainda mais mercado. Agora, mais simples, o modelo 2023 fica alinhado com a concorrência, inclusive nos preços, que diminuíram. Confira:
Preços da linha 2023 Preços da linha 2022 Redução Highline: R$ 109.990 Highline: R$ 116.990 R$ 7 mil Comfortline: R$ 102.900 Comfortline: R$ 108.900 R$ 6 mil
Ademais, com a versão menos potente do motor de três cilindros turbo, o Polo 2023 deve ficar mais econômico. Os dados do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro ainda não foram divulgados, mas a Volkswagen não esconde que existirão ganhos nesse aspecto.
Por outro lado, a categoria de SUVs está em alta. Os consumidores se dispõem a pagar quantias mais altas por um SUV que por um hatch, ainda que ambos tenham origem no mesmo projeto. Assim, a Volkswagen aumentou o "degrau" entre o Polo 2023 e o Nivus.
Por sua vez, o SUV da gama manteve o motor 200TSI e os freios traseiros a disco: a quem fizer questão desses itens, resta apenas pagar a diferença e comprar um Nivus, cujos preços, atualmente, começam em R$123.255.
Alguns ganhos
Vale destacar que nem tudo ficou mais simples no Volkswagen Polo 2023. O modelo ganhou, além de discretas mudanças no visual, faróis de LED em toda a gama e quadro de instrumentos digital a partir da versão batizada simplesmente de 170TSI, que também é inédita e, pela primeira vez, une o motor turbo a um câmbio manual de cinco marchas.
A Volkswagen também caprichou um pouco mais no acabamento de todas as versões, com direito a plásticos de revestimentos bicolores e com novas texturas. Porém, nesse quesito também houve uma perda: os bancos dianteiros não trazem mais apoios de cabeça ajustáveis. Esse item agora está integrado ao encosto, formando uma peça inteiriça.
O fabricante alega que, assim, os bancos do Polo 2023 ficaram mais ergonômicos, lembrando os da versão GTS. Porém, na verdade, trata-se de redução de custos de produção. E por falar na opção esportiva da gama, ela chegará ao mercado em breve, também renovada, assim como o sedan Virtus.
Já testamos o Polo na versão esportiva GTS: assista o vídeo!