Em 2023, uma aniversariante muito especial está completando 75 anos: a Porsche. A marca nasceu em 1948, em um contexto de reconstrução física e econômica da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Porém, apesar das dificuldades e das restrições orçamentárias, a empresa prosperou e, hoje, é praticamente um sinônimo de esportividade.
Para comemorar o aniversário, a marca alemã está fazendo algumas ações, entre as quais o Porsche Fest, que será realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 18 de novembro. Já aqui, no VRUM, a homenagem é em formato de listão, com os 5 carros esportivos mais icônicos na história da fabricante. Confira!
1- Porsche 911
O Porsche 911 é daqueles carros que se tornaram clássicos quase que instantaneamente após o lançamento, em 1963. É verdade que os entusiastas costumam preferir as gerações equipadas com motores a ar: a última série ainda fiel a esse tipo de mecânica foi a 993, na década de 1990. Mas qualquer uma das linhagens, incluindo a atual série 992, consegue manter muito da mística do modelo original.
2- Porsche Carrera GT
Dos esportivos mais contemporâneos da Porsche - e olha que o lançamento, que data de 2003, já ocorreu há 20 anos -, o Carrera GT é, possivelmente, o mais famoso. Isso, graças não só ao design estonteante, mas também ao poderosíssimo motor 5.7 V10 de 612cv de potência. O modelo também é lembrado pelo triste acidente que tirou a vida do ator Paul Walker, em 2013.
3- Porsche 356
O primeiro carro da história da marca alemã não poderia ficar fora deste listão. Obra do fundador Ferdinand Porsche com o filho, Ferry, o pequeno esportivo unia o conceito mecânico do Fusca (e, inicialmente, o próprio motor do Volkswagen) a uma carroceria mais leve e aerodinâmica. O modelo fez sucesso e catapultou a empresa em todos os sentidos: a produção foi de 1948 até 1965.
4- Porsche 550 Spyder
Outro dos carros da Porsche que protagonizou um trágico acidente fatal foi o 550 Spyder: nesse caso, a vítima foi o ator James Dean, em 1955. Mas o caso é que o conversível entraria para a história também devido aos triunfos em algumas das corridas mais disputadas do mundo, como as 24 Horas de Le Mans, a Mille Miglia, a Targa Florio e a Carretera Panamericana. A produção, a conta-gotas, foi de 1953 a 1958.
5- Porsche 918 Spyder
Sistema de propulsão híbrido do tipo plug-in não é novidade nos carros da Porsche desde a chegada do 918 Spyder, em 2013. Por si só, o 4.6 V8 a combustão já é entusiasmante: entrega 616cv. Porém, com a ajuda de dois motores elétricos, a potência combinada salta para obscenos 899cv. Tudo isso somado a um belo design, que adiciona arrojo à tradição da marca.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!