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Porsche 911 Dakar combina desempenho e capacidade fora de estrada

Limitada a 2.500 unidades, série especial homenageia a vitória da marca alemã no rali de 1984

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O fora de estrada também é o habitat do Porsche 911 Dakar
O fora de estrada também é o habitat do Porsche 911 Dakar Foto: O fora de estrada também é o habitat do Porsche 911 Dakar

O que seria de um Porsche 911 se fosse largado em um rali fora de estrada? Os mais céticos dirão que ele nem sairá do lugar. Rapidamente o bólido iria se enterrar e encalhar ali mesmo, certo? Não se essa unidade for um Porsche 911 Dakar!

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Essa série limitada será apresentada no Salão do Automóvel de Los Angeles. A "fornada" será de apenas 2.500 unidades, e está confirmada para o Brasil. Para quem acha que a marca alemã nunca explorou terrenos difíceis, saiba que ele ganharam o Rally Paris-Dakar de 1984 com um 911 super modificado.

E o que o Porsche 911 Dakar tem de diferente?

Para ter bom desempenho no fora de estrada, o Porsche 911 Dakar tem uma suspensão elevada em 50 milímetros em relação ao 911 Carrera. Para melhorar, as suspensões dianteira e traseira ficam até 30mm mais altas.

De acordo com a marca alemã, a altura livre do solo e o ângulo de rampa rivalizam com os dos SUVs convencionais. Esse sistema de elevação pode ser usado até os 170km/h, e não apenas para transpôr obstáculos. Se for além dessa velocidade, a suspensão "desce" automaticamente para o nível normal.

Outra diferença do Porsche 911 Dakar é que as rodas "calçam" pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus, com atributos esportivos e fora de estrada. A medida dos pneus dianteiros especialmente desenvolvidos para o modelo é 245/45 ZR 19, enquanto os traseiros medem 295/40 ZR 20.

Conjunto mecânico é sofisticado

O Porsche 911 Dakar vem equipado com um motor boxer biturbo 3.0 de seis cilindros. A potência é de 480cv, enquanto o torque chega a 58,1kgfm. A aceleração até os 100km/h é feita em 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima foi limitada a 240km/h devido aos pneus.

A transmissão combina câmbio automatizado de dupla embreagem de oito marchas e tração integral. O Porsche 911 Dakar ainda traz eixo traseiro direcional e dois novos modos de condução para o fora de estrada: o modo Rallye, ideal para superfícies soltas e irregulares; e modo off-road, onde a altura livre do solo elevada é ativada.

Visual homenageia o 911 campeão em 1984

Como opcional, o Porsche 911 Dakar pode vir equipado com o Pacote Rallye Design, inspirado no visual do carro vencedor do Rallye Paris-Dakar de 1984. A carroceria tem detalhes off-road, como as alças de reboque em vermelho, caixas e saias das rodas alargadas e os elementos de proteção de aço inoxidável nas saias.

O Porsche 911 Dakar tem como opcional bagageiro de teto com faróis. A estrutura comporta 42 quilos, podendo acomodar ferramentas e galões de combustível. Também está disponível uma barraca de teto. O interior traz bancos concha de série, e nada de bancos traseiros. Fizeram parte da dieta do Porsche 911 Dakar vidros e bateria mais leves. No total, o veículo pesa 1.605 quilos.

  • Com quanto tempo tenho que trocar o amortecedor do carro?

https://www.youtube.com/watch?v=IyZ0_J44oWQ