UAI

Porsche apresenta 911 preparado para as pistas

A marca alemã revelou as primeiras fotos e informações do GT3 R 2010 de 486 cv de potência

Publicidade
Foto:

Tem coisas que remetem imediatamente ao nome Porsche. Uma delas é o modelo 911, um ícone que graças a evoluções constantes mantém-se em voga há 45 anos. A outra é a herança das pistas, que parece fazer parte de cada projeto. A versão 2010 do 911 GT3 R une esses dois pilares da marca em um superesportivo feito para competir. Criado especialmente para a categoria GT3 da Federação Internacional de Automobilismo, FIA, o GT 3 é o sucessor da versão Cup S. De acordo com a marca de Stuttgart, o foco principal do modelo foi o aperfeiçoamento da dirigibilidade para um controle ainda mais fácil.

Em relação a versão Cup, apresentada em setembro último, o motor traseiro de seis cilindros ?boxer? ? de cilindros contrapostos ? ganhou 0,2 litros em capacidade cúbica, o suficiente para levar a sua potência a 486 cv, 30 cv a mais que o seu antecessor. Em se tratando de um corredor nato, não há tração integral nem câmbio de dupla embreagem. A cavalaria é despejada apenas nas rodas traseiras, com a ajuda de um câmbio sequencial de seis marchas.

O manuseio deste Porsche promete ser afiado. Afinal, se trata de um carro leve, com um peso regulamentar de apenas 1.200 kg. Isso lhe dá uma relação peso/potência de apenas 2,46 kg por cv. O desenho é baseado sobre a carroceria alargada do GT3 RS de rua.

É claro que, nem em nome do purismo, a segurança seria deixada de lado. O GT3 R 2010 chega com freios ABS, controle de tração e um dispositivo que eleva as rotações automaticamente em reduções. Uma mão na roda para pilotos amadores.

Aerofólio traseiro: dimensões avantajadas para o carro não levantar voo



O espírito de competição fica claro na carroceria despojada, com alargadores de para-lamas, múltiplas entradas de ar para a refrigeração do motor e freios, retrovisores integrados e gaiola de segurança interna. O aerofólio traseiro chama a atenção pelas dimensões. Detalhes do último aperfeiçoamento geral do 911 também estão presentes neste bólido, como as lanternas com LEDs.

O 911 GT3 R fará a sua estreia no salão britânico de Birmingham em 14 de janeiro de 2010. As entregas terão início ao final do primeiro trimestre. O preço pedido pelo carro de corridas é de 279 mil euros, sem impostos ou taxas. Uma quantia equivalente a módicos R$ 718 mil.