A Porsche está em todas as pistas. Para cada categoria, a marca apresenta um produto. A "bola da vez" é o Porsche 911 GT3 R, uma versão voltada para a categoria GT3 da FIA ? Federação Internacional de Automobilismo ? apresentada no Autosport Internatonal Show em Birmingham, evento britânico que reúne esportivos de pista e irá até o dia 17 de janeiro. Do modelo original, o carro recebeu um acréscimo de litragem no motor 3,8 litros "boxer" ? de cilindros contrapostos ? que passou para 4 litros. Com isso, a potência máxima do propulsor passou para 486 cv, encarregados de levar apenas 1.200 kg, o que dá uma relação peso/potência de apenas 2,4 kg por cv. São 36 cv a mais que o GT3 Cup e o RSR.
Além do motor, o 911 GT3 R traz novos aperfeiçoamentos. A começar pelo acelerador eletrônico que conta com uma função capaz de emular o "punta-taco". Ao efetuar uma redução, o carro irá elevar automaticamente as rotações do motor, como se o piloto estivesse freando e acelerando ao mesmo tempo. Isso permite uma entrada de curva mais equilibrada, sem trancos na redução, o que irá beneficiar, principalmente, os pilotos amadores. Outras melhorias abrangem um sistema de freios ABS aperfeiçoado, além de controle de tração. E, em relação as versões de série, o carro recebeu todo o aparato de segurança exigido pela FIA, como gaiola de proteção, extintores de incêndio, bancos tipo "concha", entre outros.
Esteticamente, o bólido conta com arcos de rodas mais avantajados, que compõem uma carroceria bem mais larga do que a de um 911 ?civil?. Tal como os demais modelos da gama de esportivos, o 911 GT3 R ganhou lanternas em LEDs. E, para ganhar em aderência ao solo, todo a parte inferior do carro é coberta e termina em um difusor traseiro. Com o mesmo objetivo, o aerofólio traseiro conta com uma gama de ajustes mais ampla.
A suspensão também conta com regulagem. Na frente a estrutura MacPherson com pode ser ajustada em altura, além de grau de amortecimento, tal como na traseira com subchassi e braços múltiplos.
Tal como os 911 GT3 Cup e o 911 GT3 RSR, o 911 GT3 R é desenhado e construído pelo departamento de competições da marca, no centro de desenvolvimento de Weissach, Alemanha. Ou seja, trata-se de um bólido das pistas pronto de fábrica, basta "girar a chave" e alinhar no grid. As primeiras entregas terão início ainda no primeiro semestre. O preço do 911 GT3 R é de 279 mil euros, o equivalente a R$ 708 mil.