A Porsche apresentou nesta semana o superesportivo 718 Cayman GT4 RS ao mercado brasileiro. De cor cinza, o veículo possui 500cv de potência e 46kgfm de torque e está sendo vendido por R$ 1.157.000.
O motor deste Cayman é um boxer de seis cilindros naturalmente aspirado, o mesmo utilizado no carro de corrida 911 GT3 Cup e nos modelos 911 GT3. A potência desse propulsor foi ampliada em 80cv, o que resultou em uma relação peso-potência de 2,83 kg/cv.
O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS é equipado exclusivamente com uma transmissão de dupla embreagem (PDK). O câmbio de sete marchas oferece trocas muito rápidos, preservando o máximo desempenho. O veículo conta com aletas e também com a tradicional alavanca seletora no console central.
A aceleração não deixa a desejar. O Porsche faz 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Ele é exatamente 0,5 segundo mais rápido que o GT4. Já a velocidade máxima é de 315 km/h, ou 13 km/h acima do GT4.
Porsche 718 Cayman: materiais e aerodinâmica
Seu peso em ordem de marcha, ou seja, com tanque cheio e sem motorista, é de apenas 1.415 quilos, isto é, 35 quilos a menos que o 718 GT4. Confira a lista de "emagrecimento" do superesportivo:
- uso de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP);
- redução do material isolante;
- janela traseira feita de vidro menos espesso;
- painéis de porta leves com alças de abertura têxtil;
- redes nos compartimentos de armazenamento.
Uma característica marcante do novo modelo top 718 são as entradas de ar, que ficam atrás dos vidros laterais das portas. Essas novas entradas de ar melhoram o fluxo do ar de admissão e, ao mesmo tempo, produzem um ruído visceral, rigorosamente ao nível dos ouvidos de motorista e passageiro.
Nova asa "aperta" o esportivo contra o chão
Já a nova asa traseira fixa em formato de “pescoço de ganso” faz uma diferença marcante no design exterior. Este princípio de asa estreou em um veículo de produção da Porsche pela primeira vez no 911 GT3. Ela contribui para que o 718 Cayman GT4 RS tenha até 25% mais downforce que o 718 Cayman GT4.
Essa asa não é o único item que contribui para a aerodinâmica do superesportivo: a carroceria é 30 milímetros mais baixa; os arcos das rodas dianteiras têm desenho funcional; os painéis da parte inferior da carroceria são aerodinamicamente otimizados; o difusor dianteiro é multiajustável; além do novo para-choque dianteiro, que beneficia todo o sistema.
O chassi ajustável, totalmente adequado para corridas de circuito, recebeu ajuste de amortecedor específico para RS.
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