A alta variedade é uma das vantagens de se ter um shopping como o Portal, que agrega dezenas de lojas de veículos seminovos em um mesmo espaço, na opinião do empresário Anderson Roberto Lacerda, que acompanhava o sobrinho Caíque Lacerda à procura de um carro seminovo na faixa dos R$ 25 mil, de preferência com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Anderson, que já adquiriu carro no shopping anteriormente, considera que a diversidade ajuda numa tomada de decisão mais rápida. Sem dúvida, o fato de se ter à disposição mais de 40 lojas, com veículos seminovos na faixa dos cinco ou seis anos de uso, dispostos lado a lado, em um ambiente sem risco de chuva, ou de assalto, foi uma receita que deu certo. Pioneiro na América Latina, o shopping de Belo Horizonte voltado exclusivamente para a venda de carros completa 20 anos, com venda média de 1 mil veículos por mês.
“O empreendedor do shopping, já falecido, viu algo parecido no exterior e trouxe a ideia para Belo Horizonte de se fazer um shopping totalmente voltado para a venda de carros seminovos (apesar de algumas lojas também venderem carro zero, o foco é o seminovo). Foi o primeiro da América Latina e virou referência no mercado brasileiro”, conta a gerente geral do shopping, Rosane Cristina Pereira, há 16 anos no Portal. Além das lojas de veículos, o shopping conta com serviços de financeiras, vistoria – que checa procedência e situação do veículo – e corretagem de seguros, além de restaurante. O espaço conta, ainda, com alguns pontos de apoio onde o cliente faz a busca pelo tipo e modelo do carro que deseja, visualizando o estoque e facilitando a procura. Para o ano que vem, é objetivo do shopping agregar lojas de acessórios e pequenos serviços automotivos, como alinhamento de direção e balanceamento de rodas.
“O cliente chega e tem todas as lojas em um mesmo local. Tem estacionamento e é coberto. Além de ter segurança, economiza tempo. Sem falar na segurança de ter o shopping por trás, ou seja, sabe que se por acaso acontecer alguma coisa, tem a quem recorrer”, continua Rosane.
SAUDÁVEL “Quando falei para alguns amigos que viria para cá, disseram que eu estava louco. Que o cliente iria de loja em loja e a concorrência seria complicada... Mas não é assim. A concorrência aqui é sadia e nunca tive problemas com vizinhos”, afirma o lojista Marcelo Volponi, dono da Escapcar Automóveis, presente no shopping desde a inauguração, em 1994. Marcelo já trabalhava com venda de carros na época. Decidiu acreditar no empreendimento e abriu sua loja no Portal. Segundo ele, conforto e segurança são os principais atributos: “A loja não tem porta. Saio à noite e apenas apago as luzes. Em 20 anos, nunca tive nenhum problema. E isso é uma grande vantagem atualmente”.
O conforto para o cliente, principalmente em época de chuvas, é outro ponto a favor, sem atrapalhar a competitividade, que, segundo ele, “traz qualidade para o cliente”. Além disso, ele lembra que em se tratando de carro usado, dificilmente haverá dois modelos exatamente iguais.
SERVIÇO
O Portal Auto Shopping fica na avenida Pedro II, 1.900, bairro Carlos Prates, fonte: (31) 3419-6000. Abre de segunda a sexta, das 9h às 20h; aos sábados , das 9h às 18h; e aos domingos, das 9h às 13h. Email de contato é contato @shoppingportal.com.br e o site www.portalautoshopping.com.br