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Posto de gasolina: o que vale a pena fazer e o que é roubada

O que começa como uma conveniência, pode acabar em um grande prejuízo. Saiba quais serviços podem ser feitos nesses estabelecimentos

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Preço da gasolina aumenta pela primeira vez em 2023
Preço da gasolina aumenta pela primeira vez em 2023 Foto: Preço da gasolina aumenta pela primeira vez em 2023

São vários os serviços oferecidos pelos postos de gasolina. Porém, cada motorista tem um fiasco para contar de um momento em que se deu mal ao confiar ao frentista um diagnóstico do cofre do motor. É preciso deixar claro que a grande maioria desses profissionais e estabelecimentos têm boa intenção.

Porém, como o prejuízo acaba ficando no seu bolso, preparamos uma lista de coisas que podem ser feitas sem problema no posto de gasolina, assim como os cuidados que devem ser tomados. Também listamos o que você nunca deve confiar aos frentistas.

1 Abastecer com combustível

Essa é a premissa básica desses estabelecimentos. A grande questão aqui é se assegurar de que o combustível seja de qualidade. Outro ponto importante é se o posto de gasolina não te engana na quantidade de combustível abastecido.

Gasolina aditivada aumenta a potência?

A gasolina aditivada não altera a potência do veículo, mas evita que ela seja perdida. Isso porque o aditivo garante que o sistema de injeção de combustível fique limpo, sem carbonização.

Vale a pena eu mesmo acrescentar aditivo na gasolina comum?

Se você não confia no posto de gasolina, sim. Acrescentar aditivo ao tanque de gasolina comum é uma forma de garantir que o combustível está realmente aditivado, já que não existe fiscalização quanto a isso.

Álcool aditivado vale a pena?

Como o álcool (etanol) não contém carbono, não é necessário o uso de aditivo. Porém, o álcool aditivado tem lubrificantes e aditivos que podem contribuir para o bom funcionamento do motor.

Gasolina premium aumenta a potência do veículo?

A gasolina premium pode aumentar a potência dos veículos com alta taxa de compressão, se comparado com a gasolina comum.

Devo usar qual tipo de gasolina no tanquinho de partida a frio?

O recomendável para abastecer o tanquinho do sistema de partida a frio é a gasolina premium. O principal benefício é que essa gasolina costuma ter maior validade que a comum, evitando que o combustível estrague e entupa os bicos injetores.

Posso usar diesel comum (S-500) em motores feitos para rodar com o diesel S-10?

Definitivamente, não é recomendável abastecer o veículo feito para rodar com diesel S-10 com o diesel S-500, com maior concentração de enxofre. Essa prática pode, sim provocar danos ao motor.
Esse recurso deve ser usado apenas em uma emergência, pelo menor tempo possível. Já os motores a diesel "comuns" (os mais antigos) podem ser abastecidos com o diesel S-10, mas não vão ter qualquer benefício.

  • Gasolina comum ou aditivada?

https://www.youtube.com/watch?v=_sNIyUjMGkI

2 Calibrar os pneus

Calibrar os pneus é outro serviço que vale ser feito com regularidade. Pneus devidamente calibrados têm um desgaste regular e uniforme, prolongando sua vida útil. Outras vantagens em manter a pressão ideal estão em um menor consumo de combustível e melhor frenagem.

Homem calibrando os pneus do carro, para matéria sobre os serviços que devem ser feitos ou não no posto de gasolina.
A verificação da pressão interna dos pneus deve ser feita regularmente (Fotos: Divulgação/Bridgestone)

Dicas para calibrar os pneus no posto de gasolina

  • Para a calibragem correta, os pneus precisam estar frios. Então não rode muito antes de fazer a verificação;
  • Com o carro cheio, mais de dois passageiros e bagagem, geralmente é preciso usar uma pressão maior, verifique no manual do veículo;
  • Se precisar calibrar com os pneus quentes, a dica é aumentar 2 libras. Mas, assim que possível, verifique novamente a pressão com as condições ideais;
  • Não se esqueça de calibrar também o estepe.

3 Lavagem do carro

Para além da boa aparência, manter o carro limpo é uma questão de segurança. Por exemplo, os vidros limpos trazem melhor visibilidade, assim como faróis limpos iluminam melhor o ambiente à noite. Quase todos os postos de gasolina oferecem esse serviço.

  • Aprenda a tirar adesivos do carro

https://www.youtube.com/watch?v=Tu_WruldsPM

Cuidados para lavar o carro no posto de combustível

  • De forma geral, o "rolão" não é recomendável, já que pode arranhar a pintura e quebrar algum acabamento externo do veículo;
  • Dispense o uso de solventes nas caixas de roda, já que podem agredir a pintura e os pneus;
  • Assegure-se que o sabão foi todo retirado e o carro foi bem enxaguado;
  • Se possível, seque a carroceria;
  • Não coloque tapetes molhados dentro do veículo.

Devo lavar o motor no posto de gasolina?

Caixa que protege centrais eletrônicas dentro do motor do carro, para matéria sobre os serviços que devem ser feitos ou não no posto de gasolina.
Caixa que protege centrais eletrônicas dentro do motor do carro (Foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Não é recomendável lavar o motor do carro no posto de gasolina. É que o motor tem vários sensores e centrais eletrônicas que não podem molhar, já que provocariam a oxidação, exigindo uma limpeza mais técnica, com as devidas proteções.

4 Troca de óleo

A troca de óleo deve ser o serviço que os frentistas mais oferecem. Porém, quando você está no posto de gasolina não é a hora mais adequada para conferir o nível, já que o carro está quente, o que compromete a analise do nível do óleo.

A troca do óleo faz parte da manutenção preventiva do veículo. Não saber a hora de trocar e nem o nível do lubrificante do motor evidencia que o proprietário não se envolve com a manutenção do veículo, tornando-se um alvo fácil para a empurroterapia.

Dicas para a troca do óleo do motor

  • A primeira dica para saber se o nível do óleo está certo é se certificar que o motor está frio e o carro está estacionado em um local plano;
  • Assim como o nível baixo de óleo compromete a lubrificação das peças móveis do motor, também não deve haver excesso de óleo, quando existe risco de danos ao motor;
  • Se o nível óleo estiver abaixando rapidamente, deve-se investigar o motivo, que pode ser desde um vazamento, até sua queima na câmara de combustão, o que não é normal;
  • Nunca misture o óleo sintético com o mineral. O óleo usado deve ser exatamente o recomendado pelo fabricante;
  • O intervalo de troca também deve ser o recomendado pela fábrica;
  • Sempre que for trocar o óleo, o recomendado é trocar também o filtro de óleo.

  • Posso usar óleo de motor de carro em moto?

https://www.youtube.com/watch?v=rDyT9B3Or_g

5 Fluido de freio

É outro sistema que não deve ser verificado por quem, de fato, não entende de mecânica. O principal erro aqui é abrir a tampa do reservatório do fluido de freio para verificar o nível. Isso não deve ser feito porque esse fluido absorve a umidade do ar, o que reduz a sua eficiência.

O nível desse fluido deve ser verificado pelo exterior do tanquinho, que tem as marcas de mínimo e máximo, e é translúcido justamente para isso. Esse é um sistema que deve ser monitorado pelo proprietário do veículo, portanto não deixe para fazer isso no posto de gasolina.

É importante ter em mente que o fluido de freio não deve ser completado. O motivo é simples: é normal que o nível abaixe à medida que as pastilhas e lonas vão se desgastando. Ao trocar esses componentes, o nível volta ao normal. Porém, se o nível abaixar muito, é sinal de vazamento. Nesse caso, como medida de emergência, vale completar o nível para chegar com segurança à oficina.

  • Confira outras dicas sobre o fluido de freio

https://youtu.be/H9WKHQlOuyc

6 Água do limpador de para-brisa

O reservatório de água do limpador de para-brisa deve estar sempre abastecido. Não se sabe quando será necessário limpar o para-brisa, ou o vidro traseiro, então deixe o frentista te ajudar nessa questão. Provavelmente o funcionário do posto de gasolina vai te oferecer um detergente, que não faz mal a ninguém. Outro serviço bem vindo é quando eles limpam os vidros do carro na estrada, ampliando a visibilidade.

Verificação das paletas do limpador de para-brisa, para matéria sobre os serviços que devem ser feitos ou não no posto de gasolina.
Verificação das paletas do limpador de para-brisa (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

E se quiserem trocar a paleta do limpador?

Também não é um serviço que exige muita especialização. Se a paleta for compatível com seu veículo e ela já não estiver limpando bem o vidro, não deixe para depois.

7 Alinhamento e balanceamento

Alinhamento de veículo, para matéria sobre os serviços que devem ser feitos ou não no posto de gasolina.
Alinhamento da direção de um carro esportivo (Foto: Eduardo Aquino/EM/D.A Press)

Se o posto de gasolina tiver essa estrutura, não é proibido fazer o alinhamento e o balanceamento do veículo. Mas, fique de olho se não se trata de uma empurroterapia.

O principal sinal de que a direção do carro está desalinhada é notar se, ao soltar a mão do volante, o carro não tendem para algum dos lados. Já o balanceamento das rodas é recomendado, principalmente, quando a direção do carro trepida.

Não existe um prazo para realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo. O que compromete esses parâmetros são as irregularidades do piso. Então, seu carro pode ter acabado de realizar esse serviço, se ele cair em um buraco grande no asfalto, em alta velocidade, pode perder o alinhamento e o balanceamento. Mas, se tudo correr bem, você pode conferir os parâmetros uma vez por ano, ou a cada 10 mil quilômetros.

8 Fluido de arrefecimento

Reservatório do sistema de arrefecimento do carro, para matéria sobre os serviços que devem ser feitos ou não no posto de gasolina.
Estado do reservatório do sistema de arrefecimento (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

A perda do fluido de de arrefecimento do veículo é outro aspecto que merece ser investigado em uma oficina. Este também é um item que deve ser checado pelo proprietário regularmente. Porém, se isso for detectado no posto de gasolina, dependendo da quantidade de fluido que resta no reservatório, é preciso que se resolva logo, completando até o nível máximo.

Dicas para verificar o nível do fluido de arrefecimento

  • Antes de completar, é recomendável que o sistema esfrie o máximo possível;

  • A água de torneira só deve ser usada em último caso. Se usada, depois será necessário limpar o sistema de arrefecimento;
  • Sempre use a água desmineralizada, que deve ser misturada com o fluido (etilenoglicol) na proporção determinada pelo fabricante. Porém, se quiser praticidade, já existe um liquido pronto com a proporção correta de água e o etilenoglicol;
  • O fluido também deve ser o recomendado pelo fabricante do veículo.

9 Bateria

Troca da bateria do carro, para matéria sobre os serviços que devem ser feitos ou não no posto de gasolina.
Troca da bateria do carro (Foto: Creative Commons)

Alguns postos de gasolina também vendem baterias, que podem ser oferecidas quando o frentista checa o cofre do motor. É outro item que deve ser devidamente analisado antes da troca, portanto recuse a empurroterapia.

Se o carro estiver ligando normalmente, prefira levá-lo a um oficina especializada para conferir se a bateria está armazenando a carga e se o alternador está a recarregando adequadamente;

Fique de olho: a luz espia do painel com o símbolo de uma bateria não indica problema nesse componente, mas uma pane no sistema elétrico do veículo.

10 Aspirador de pó

Trata-se de um autosserviço disponível no posto de gasolina, onde geralmente você compra uma ficha que dá direito a um tempo de uso do equipamento. A dica aqui é preparar o veículo antes de inserir a ficha, para que não falte tempo para limpar todo o interior do carro.

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Assim, retire os tapetes e toda a tralha que você guarda no carro para não perder tempo. Assegure-se também de que o bico do aspirador esteja limpo, para você não sujar ainda mais o interior do seu carro.