UAI

O que é o pré-tensionador, item que pegou fogo no Chevrolet Tracker

Latin NCAP revela que o pré-tensionador do cinto de segurança do Chevrolet Tracker pegou fogo durante teste de colisão. Recall foi convocado

Publicidade
Cintos de segurança com pré-tensionadores
Cintos de segurança com pré-tensionadores Foto: Cintos de segurança com pré-tensionadores

O Latin NCAP publicou o resultado do teste de colisão do Chevrolet Tracker com um detalhe curioso. É que, durante o ensaio lateral, o veículo teve um princípio de incêndio na área do pré-tensionador do lado oposto ao da batida, além de dificuldade em soltar o cinto de segurança.

Mas, você sabe o que é e para que serve o pré-tensionador do cinto de segurança? Trata-se de um dispositivo que tem como ação "puxar" o passageiro contra o banco. Ele é acionado quando o airbag é deflagrado ou, quando o carro possui sistemas avançados de segurança, existe a possibilidade de um acidente.

Por quê o pré-tensionador é acionado?

O cinto de segurança é o principal item de segurança passiva de um automóvel. Tanto que a atuação dos prestigiados airbags é pensada a partir do "trabalho" executado pelo cinto de segurança. Logo, o pré-tensionador é mais uma garantia de que o ocupante do veículo estará na melhor posição possível para que os demais sistemas de segurança atuem, protegendo e mitigando as consequências daquele acidente.

É importante deixar claro que o pré-tensionador não equipa todos carros vendidos no Brasil. Esse dispositivo pode tanto equipar apenas os bancos da frente, como alcançar todos os passageiros do veículo. Também existem diferentes formas desse equipamento ser acionado, sendo os mais simples por uma pequena explosão controlada e os mais sofisticados com atuação elétrica.

Recall foi convocado: você tem um Chevrolet Tracker?

No caso do Chevrolet Tracker, a partir do incidente notificado pelo Latin NCAP, a marca fez uma investigação e convocou recall. Nesse caso, uma fagulha decorrente do funcionamento normal do pré-tensionador poderia entrar em contato com o isolador acústico do carpete próximo à coluna B do veículo, com possibilidade de incêndio.

A solução encontrada foi a instalação de uma proteção nesses isoladores e nos pré-tensionadores. Esse recall alcança quase 80 mil unidades do Chevrolet Tracker, fabricadas entre 25 de outubro de 2019 e 5 de abril de 2022. Os chassis envolvidos vão do número LB900009 até o NB202060. Contate a Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200, pelo WhatsApp (11) 99882-8157 ou no site www.chevrolet.com.br/servicos/recalls.

  • O que o Inmetro não de fala sobre os pneus

https://www.youtube.com/watch?v=gIJgIkRpQOA