As oficinas de preparação europeias tem uma queda pelo Porsche 911, o grande ícone da marca. Mas isso não significa que outras criações da casa de Stuttgart não possam se tornar ainda mais desejáveis. Foi o que fez a XTR Carchip, uma pequena preparadora de Berlim, que pegou o cupê Cayman e o transformou em um carro de pista, ao menos em aparência. Batizado como X-Wide, o esportivo de motor central recebeu um kit de carroceria que inclui para-lamas extra largos, daí o nome.
Além da carroceria mais larga, o Cayman S recebeu difusores dianteiros, saias laterais, espelhos retrovisores em fibra de carbono e um enorme spoiler traseiro, ajustável. Outros toques do modelo remetem aos circuitos, como as rodas BBS RS aro 18 com cubo central – presa por apenas uma porca. As rodas são belíssimas, com aro polido e raios dourados, como nos Porsche de competição.
Veja mais fotos do Porsche Cayman S da XTR Carchip!
A proposta “pronto para as pistas” não compromete o conforto interno. No habitáculo, permanecem itens como ar-condicionado digital e sistema de som, que recebem a companhia de bancos Recaro GT3 com cintos de seis pontos, tudo envolto em uma gaiola de proteção.
O fato de o motor 3.4 de seis cilindros contrapostos – boxer – ter recebido apenas um novo chip para a unidade de controle eletrônico parece frustrante. Apenas o suficiente para elevar discretamente a velocidade máxima de 277 km/h para 285 km/h. Mas se os 320 cv de potência e 37,7 kgfm da unidade original parecem pouco, pode esperar. A XTR Carchip não se limita aos chips, como o seu nome pode indicar, e trabalha em um estágio mais brutal de preparação, com dois turbos. Uma receita que deve alcançar os 861 cv de potência, o suficiente para fazer qualquer 911 “tremer nas bases”.