A Nissan já está com tudo pronto para o lançamento do novo Versa, que acontecerá com apresentação on-line no dia 28. O sedã produzido na fábrica de Aguascalientes, no México, teve seu visual renovado e promete trazer diversos recursos tecnológicos. A montadora divulgou fotos das primeiras unidades do modelo sendo desembarcadas no porto do Rio de Janeiro, de onde seguiram para os pátios do Complexo Industrial da Nissan, em Resende (RJ). As vendas do novo Versa serão iniciadas em novembro.
De acordo com a Nissan, o novo Versa produzido no México foi adequado às especificações exigidas no mercado brasileiro. O modelo é fabricado na mesma unidade de onde saem o Kicks e o March. As mudanças visuais incluem uma nova frente, com a grade em suas seções em V, sendo a menor emoldurada por um friso cromado. Na parte inferior, entrada de ar maior com acabamento na cor preta. Os faróis são mais estreitos e se integram ao desenho da grade. O para-choque tem defletores de ar que servem de base para os faróis de neblina. O capô tem vincos marcantes, que estão presentes também nas laterais, acentuando a linha de cintura elevada.
A Nissan revela que o design do novo Versa segue o conceito batizado de “Geometria Emocional”, e traz entre os itens de série e opcionais vários equipamentos de conforto e segurança. A montadora não revela quais são os itens, mas sabe-se que o modelo terá seis airbags, controles de tração e estabilidade, auxílio de partida e rampa, e possibilidades de rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, dependendo da versão. A Nissan informa que o novo Versa ”vai se posicionar em uma faixa superior do segmento, ampliando a presença da marca”.
O conjunto mecânico será composto pelo já conhecido motor 1.6, que desenvolve 114cv de potência máxima, o mesmo que equipa do Kicks. Ele poderá ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático do tipo CVT. O modelo deverá ser oferecido em quatro versões de acabamento, mas a Nissan ainda não revelou a faixa de preços.
Antes de seu lançamento no Brasil, o novo Versa foi submetido a testes por mais de um milhão de quilômetros rodados por toda a América Latina. Os testes foram conduzidos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan no Brasil. Os protótipos percorreram várias regiões do Brasil e de outros países, simulando diversos tipos de situações e em condições climáticas diferentes.