O primeiro carro elétrico da Ferrari já tem previsão de estreia no mercado global. Em entrevista à agência de notícias americana Bloomberg, o executivo-chefe da Ferrari, Benedetto Vigna, anunciou os próximos passos da marca rumo à eletrificação e deu pistas sobre o modelo 100% elétrico.
"Estamos dentro dos prazos e o primeiro modelo elétrico será revelado em 2025, sendo disponibilizado para venda em 2026".
Benedetto Vigna, executivo-chefe da Ferrari
O anúncio vem em meio a um movimento global de eletrificação dos veículos rumo à descarbonização. Para a Ferrari, em específico, o problema se dá em como a marca vai se manter com a ausência de um motor movido a gasolina que faça grandes roncos e permita ao motorista de um veículo superesportivo uma forma diferenciada de condução.
Segundo Benedetto Vigna, a eletrificação não ameaça a Ferrari. "Eletrificar um veículo é, tecnologicamente, fácil. A dificuldade está em extrair dele a melhor emoção para oferecer ao condutor utilizando a nova tecnologia elétrica", disse.
Ele conta que o foco para o primeiro carro elétrico da Ferrari é em trazer a melhor experiência possível para os usuários. " Na minha opinião, todos estão concentrados demais na tecnologia [100% elétrica], ignorando o mais importante: a percepção do cliente."
Desafio é o manter a emoção ao volante
O executivo-chefe da Ferrari ainda completa: "A emoção na condução é obtida por uma combinação de fatores, como acelerações longitudinais e laterais, ronco do motor, passagens de marcha e frenagem. Essas premissas não mudam se o motor for elétrico".
Previsto para estar nas ruas a partir de 2026, o primeiro elétrico da Ferrari não irá rugir como de costume. No lugar dos roncos dos motores, um som digitalizado será emitido pelas saídas de som do veículo, que irão simular toda a experiência de um motor a combustão potente.
Elétricos da Ferrari: previsão é de apenas 5% até 2026
Apesar de já ter planos e metas sólidas, a marca italiana ainda caminha a passos lentos rumo à eletrificação. Já com modelos híbridos, como o Ferrari 296 GTB e SF90 Stradale, a fabricante espera que até 2026, 55% dos modelos lançados sejam híbridos plug-in e apenas 5% sejam de carros completamente elétricos.
Bentley vai aposentar o motor de 12 cilindros
Para atender às regras de emissão em vigor na Europa, o uso do motor V12 será descontinuado pela fabricante britânica. Adrian Hallmark, CEO da Bentley, disse: “Chegou a hora de aposentar este trem de força agora icônico, à medida que avançamos em direção à eletrificação”.
O V12 utilizado até então era 6.0 turbo, mas seu antecessor era um 6.3 aspirado. Com 585cv, a potência foi reduzida para 500cv. Tudo isso para alcançar os níveis de emissão permitidos. Com novas normas, a empresa decidiu que chegou o fim do propulsor - e partiu para a produção de modelos V8 que podem ser utilizados de forma híbrida.
Falando em superesportivos... Você acompanha o canal do Vrum no Youtube? Assista o vídeo de Boris Feldman comentando sobre a gasolina comum nesses motores:
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