A marca italiana Maserati, do grupo FCA, revela no Salão'2016 o Levante – seu primeiro SUV que vem para incomodar concorrentes como o também estreante Jaguar F-Pace e os já “veteranos” Porsche Cayenne e BMW X6 no segmento de alto luxo. Apesar da construção quase artesanal, o modelo carrega tecnologias comuns às marcas alemãs, como alertas de colisão frontal, tráfego lateral e pedestres, controle de aceleração e piloto automático ativos. O estofamento dos bancos foi desenhado pela renomada grife também italiana (claro!) Ermenegildo Zegna e a tração é integral com vetorização de torque. O Levante é construído na fábrica de Mirafiori em Turim, na Itália.
Em outros mercados o Levante é disponível em três versões, de acordo com o site da Maserati: Levante, com um motor 3.0 V6 de 350cv (cavalos) de potência; Levante Diesel, movida por um turbodiesel também de seis cilindros, 250cv ou 275cv; e Levante S, esta última com a configuração mais potente do motor a gasolina, de 430cv – que deverá ser a importada ao Brasil.
De linhas musculosas, o Levante apresenta clara associação com os sedãs e esportivos da Maserati desde a enorme grade frontal, caracterizada pela presença do tridente. Faróis são afilados e o capô alongado, acompanhado das três entradas de ar icônicas nos para-lamas que caracterizam os carros da marca, linha lateral elevada e traseira caída, tendência entre os SUVs luxuosos com espírito de cupê.
No painel, uma central multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas reúne funções como climatização interna, espelhamento para aparelhos com sistemas operacionais Android e iPhone, navegação e áudio.
Segundo o grupo Via Italia, representante Maserati no Brasil, o chassi do Levante foi desenvolvido para combinar alta performance não só nas ruas e estradas, como também em pistas com baixo nível de aderência ou no uso fora de estrada. Será que o SUV de luxo italiano está mesmo preparado para enfrentar as esburacadas vias brasileiras?