UAI

Pronto para debutar

Depois de 15 anos de mercado e algumas plásticas, o Fiat Palio ganhará outra geração em outubro. Modelo chegará com novos motores 1.0 e 1.4 EVO, além do 1.6 16V E.torQ

Publicidade
Foto:

Lanternas verticais descem do alto da coluna até a metade da tampa do porta-malas, com formato redondo na base, parecidas com as do Volvo C30


Os consumidores mais desatentos certamente vão perguntar: o Palio vai mudar de novo? Vai, mas desta vez para melhor. A Fiat só aproveitou o nome, o restante é novidade. Diferentemente do que se repetiu desde o seu lançamento, em 1996, a marca  não irá maquiar a carroceria em cima da antiga plataforma. A engenharia partiu do zero e desenvolveu outro carro a partir de uma nova arquitetura, que estreou no novo Uno.

Confira galeria de fotos do novo Fiat Palio

O novo Palio já está em produção em Betim e foram fabricadas aproximadamente 300 unidades. Os modelos flagrados pelo caderno Vrum tinham os chassis 246, 255 e 258. Internamente, o nome Palio ainda está proibido de ser dito e o modelo é chamado pelo código do projeto (326).

Por parte de engenharia o compacto está pronto, não há mais nenhum teste a ser realizado. Agora, o carro está nas mãos do marketing, para definir as estratégias de lançamento. Como é de praxe, para marcar a chegada de um novo modelo, o Palio contará com novas opções de cores. Duas são as dos flagras: vermelho opulence e azul cosmo. De acordo com apurado pela reportagem, o vermelho está mais cotado para ser o carro-chefe do lançamento. O modelo será apresentado em setembro e as vendas começam em outubro.

Para criar o novo Palio, os designers da Fiat se inspiraram claramente no Punto. Até os faróis serão parecidos. Assim como no Uno, o novo Palio não terá grade entre os faróis, mas apenas um grande vinco com o símbolo do fabricante no meio. A entrada de ar será feita pela enorme abertura que ficará entre os faróis de neblina.

Linha de cintura é ascendente no sentido da parte traseira


Nas laterais, as maçanetas serão as do modelo atual, sendo posicionadas no meio das portas com um grande vinco que se estende por toda a lateral. A linha de cintura será alta como no Punto. Na traseira, as lanternas estão na coluna C, começando finas na parte de cima e em formato redondo na inferior. O formato da peça lembra as do Volvo C30.

INTERIOR Como o Palio será mais sofisticado que o Uno, os bancos não terão apoios de cabeça fixos. Nas versões de entrada, o revestimento interno será na cor cinza. Já nas superiores, a Fiat inovou e colocará revestimento bege, que geralmente é usado em carros de categoria superior. O painel do modelo terá saídas de ar no formato circular. O quadro de instrumentos lembra o do Punto, com quatro marcadores analógicos, sendo que primeiro está o velocímetro do lado esquerdo, no centro tem o marcador de combustível e o de temperatura e, por fim, no lado direito fica o conta-giros. O quadro de instrumentos será na cor preta com aros cromados e os ponteiros vermelhos.

Faróis alongados e cor vermelha, a escolhida para lançamento


Os forros das portas também lembram os do Punto, mas têm desenho próprio, com puxadores e porta-trecos na cor cinza. A coluna de direção também será bicolor. Aliás, o painel todo será em duas tonalidades, com a parte de cima na cor preta e a debaixo cinza ou bege, dependendo da versão.

MOTORIZAÇÕES E VERSÕES O novo Palio contará com as versões Attractive 1.0, 1.4, 1.4 Dualogic, Essence 1.6 e 1.6 Dualogic e Sporting 1.6 e 1.6 Dualogic. Os motores serão os 1.0, 1.4 Fire EVO e o 1.6 16V E.torQ.

Saídas de ar são circulares e o quadro de instrumentos lembra o do Punto