UAI

Propaganda da Nissan "Pôneis Malditos" será investigada pelo Conar

Montadora informou que ainda não foi comunicada oficialmente

Publicidade
Foto:

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) vai investigar a sarcástica campanha da Nisssan 'Pôneis Malditos'. Estreada na última sexta-feira, na propaganda veiculada na TV e na internet e criada pela Lew’LaraTBWA, a montadora insinua que o motor  do veículo concorrente teria pôneis e não cavalos de potência.

 

Com cerca de 30 denúncias vindas de diferentes partes do Brasil, o comercial será analisado pelo órgão por fazer a associação de figuras infantis - no caso, os pôneis em desenho animado - com a palavra "malditos".Coloridos, eles simbolizam os componentes de motor das picapes concorrentes, contrastando com os 172 cavalos do motor da Nissan Frontier, modelo que tem os maiores níveis de torque e potência da categoria.

Após a abertura do processo, que aconteceu na tarde da última quarta-feira (03), o próximo passo é a nomeação de um relator que estudará as denúncias, o que deve acontecer na tarde desta quinta, de acordo com  o Conar. Caso o relator escolhido de manifeste sobre a concessão de uma medida liminar, o comercial deverá sair do ar até que o processo seja julgado. O julgamento, segundo o Conar, ocorre em torno de 30 dias.

 

Veja o vídeo publicitário da Nissan 

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_135868').innerHTML='';}

 

 

Nossa reportagem entrou em contato com a Nissan para apurar o caso junto a empresa. Em nota, a montadora informou que até o momento não foi comunicada pelo Conar e que, por isso, não poderia comentar o assunto.

 

De acordo com a Revista Exame, a campanha tem mais de 5 milhões de visualizações no Youtube, e permaneceu no topo dos trending topics do Twitter durante dois dias inteiros no Brasil. No ranking global, o termo "pôneis malditos" também emplacou rapidamente.

 

Não é a primeira vez que as propagandas da Nissan viram polêmicas. Para divulgar a linha 2011 do hatich-médio Tiida, ela usou um Ford Focus (concorrente de mercado do Tiida), com rappers dizendo que o comprador do Focus gasta o dinheiro de um carro com motor 1.8 com um 1.6, referindo-se à versão de entrada do hacth da Ford.

 

Em outra época, também para promover a caminhonete Frontier, a Nissan usou uma atrapalhada dupla de cowboys chamada no filme de 'agroboys'. Eles narravam seus estilos de vida que mais se parecem com os de um rapaz criado na cidade, sem nenhum contato com o campo. O palco da dupla é a caçamba de duas picapes Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, concorrentes da Nissan Frontier, associando a imagem dos dois utilitários com a de veículos de uso apenas urbano. 

Outra propaganda da Nissan Frontier alfineta duas marcas concorrentes