AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. As portas do lado direito têm montagem aceitável, mas as do outro lado estão desniveladas entre si e a carroceria. O capô e a tampa traseira têm montagem razoável. REGULAR
Vão do motor
O resultado da insonorização (interno do capô e parte do painel de fogo) em relação ao habitáculo é discreto, quando o motor está em rotação média/alta. O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado, quando aberto, por vareta manual. O acesso a manutenção é limitado a vários componentes devido à pequena área do vão. REGULAR
Altura do solo
O defletor inferior do para-choque dianteiro, que é saliente, raspa com frequência o solo, principalmente em saídas de garagem com desnível, transpondo quebra-molas usuais e valetas. Não tem proteção para o cárter e caixa de marchas, ambos construídos em alumínio. REGULAR
Climatização
É por comando manual. Não tem difusores de ar específicos para os passageiros de trás, nem opção de regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro. Apresentou bom funcionamento, tem dois difusores de formato circular nas laterais do painel, que giram 360 graus, e dois fixos no centro, integrados aos comandos do som. A vazão de ar é boa e a rumorosidade de funcionamento satisfatória, além de estar bem vedado, quando com somente recírculo interno de ar. POSITIVO
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico em geral. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O freio de estacionamento atuou normalmente. O ABS tem boa calibragem e funcionou com eficiência. As reações são balanceadas nos dois eixos, com boa desaceleração e espaço percorrido até a imobilização coerente com a velocidade imprimida. É boa a resistência térmica após uso mais severo em longa descida sinuosa. Tem função hill holder, que auxilia sobre piso inclinado, muito prático. Ao trafegar sobre paralelepípedo, terra e asfalto ruim o conjunto discos/pastilhas provoca ruído metálico. REGULAR
Câmbio
É manual e as relações das cinco marchas à frente estão muito bem definidas para este modelo, com esta motorização, proporcionando dirigibilidade agradável no uso misto, com poucas trocas e favorecendo a boa dinâmica do automóvel. A qualidade de engate é razoável em precisão, ótima em maciez, e o curso da alavanca e pega no pomo muito bons, além do posicionamento e altura correta da mesma no túnel central. Em terceira marcha, a 60km/h, o motor gira a 2.800rpm, e em quinta, a 110km/h, a 3.000rpm. POSITIVO
Motor
A performance é boa, com retomadas de velocidade e aceleração que satisfazem. Com o veículo carregado (375kg de carga útil) e ar-condicionado ligado, ainda tem uma dirigibilidade razoável no uso misto. Rende melhor com álcool no tanque, com ganho de 5cv de potência máxima, além de atingi-la a 5.500rpm contra 6.250rpm com somente gasolina. O torque tem ganho de 0,4kgfm (álcool). A rumorosidade de funcionamento é aceitável, mas ocorre uma pequena aspereza na faixa de 3.500rpm a 4.000rpm. Apesar de ter o torque máximo em alta rotação (4.250rpm), pouquíssimo utilizada numa condução dentro da lei, o seu rendimento abaixo disto é razoável no uso misto com
subidas usuais. POSITIVO
Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é satisfatório até 120km/h. Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre paralelepípedo, terra e asfalto ruim. REGULAR
Suspensão
A estabilidade é boa no contorno de curvas de raios variados, com boa precisão, rapidez e inclinação moderada da carroceria. Numa condução mais esportiva, no limite da aderência lateral e direcional, atuaram com precisão os controles eletrônicos de estabilidade e tração. O conforto de marcha está em um nível razoável, mas longe do
excepcional acerto da primeira geração do Focus. POSITIVO
Direção
Os pneus são chineses para este modelo fabricado no México. A assistência elétrica está muito bem calibrada, com ótimo conforto e leveza no uso urbano/estacionamento, sendo firme e com boa sensibilidade em rodovias. O diâmetro de giro e velocidade do efeito-retorno agradam. A precisão na reta e em curvas é boa, mas o conjunto apresentou pequena rumorosidade em curvas fechadas sobre piso de calçamento, terra e asfalto ruim. REGULAR
Iluminação
Não tem de série sensor crepuscular e faróis de neblina para esta versão SE. Os faróis têm dupla parábola e apresentaram boa eficiência no baixo/alto, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Tem luz de cortesia somente no porta-malas. Na zona anterior do teto tem lanterna integrada com dois spots móveis com resultado discreto em iluminação para a área interna. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente, assim como os interruptores elétricos nos painéis de porta, menos no controle elétrico dos retrovisores. REGULAR
Limpador do para-brisa
Não tem sensor de chuva. Os esguichos (vazão e abertura) são muito bons no para-brisa e vidro traseiro, assim como as áreas varridas por palhetas de boa qualidade. É fácil o acesso ao reservatório de água instalado dentro do vão do motor. POSITIVO
Estepe/macaco
Os pneus de uso têm medidas 185/60 R15 da marca Kumho Solos KH25 made in China. No caso de avaria no pneu, a sua reposição no mercado nacional deve ser muito difícil, trazendo desconforto e custo ao consumidor. Os pneus chineses homologados pela Ford são razoáveis, mas bem inferiores em handling, conforto e aspereza de rolagem do que os nacionais. O estepe é específico para pequenos deslocamentos e com velocidade limitada a 80km/h, solução esta que não é prática e funcional no Brasil, devido à péssima qualidade de algumas ruas e rodovias, além de alterar completamente o comportamento dinâmico do automóvel e ritmo da viagem. O macaco está fixado abaixo do aro do estepe e a chave de rodas sobre o estepe em base de isopor. O pino rosqueado que fixa o estepe poderia ter rosca rápida, pois o curso é muito longo. O cabo da chave de rodas, que tem uma extremidade chanfrada, é muito longo e não permite retirar as quatro porcas com movimento de giro de 360 graus, onde interfere com o solo, atrasando a operação de troca. NEGATIVO
Alarme
A chave de ignição é codificada e tem proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada, mas não tem proteção volumétrica dentro do habitáculo contra invasão por quebra dos vidros para esta versão SE. Ao dar comando para travar as portas por meio de controle remoto instalado na própria chave de ignição, os vidros não sobem automaticamente. A porta do condutor tem função abertura/fechamento do vidro por um toque e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 290 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e tampa do bagagito fechada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Memória
Depois de cinco gerações, do espanhol ao mexicano
O novo Fiesta faz parte da quinta geração, mas remonta ao original europeu de 1976. Ainda teria a segunda geração entre 1983 e 1989, porém só desembarcaria no Brasil na encarnação seguinte, feita até 1997. O primeiro Fiesta vendido no Brasil veio da Espanha, com motor Endura 1.3, como modelo 1995. Logo depois, em 1996, a quarta geração passou a ser feita aqui, com motores 1.0, 1.3 e 1.4 16V Zetec. Em 2000, ganhou nova frente, com faróis mais elevados e motores Rocam 1.0 e 1.6, além de versão sedã. Em 2003, seria a vez da quinta geração, com lanternas elevadas e motor 1.0 aspirado, compressor volumétrico, que não duraria, e 1.6 8V. O estilo foi atualizado em 2007 e 2010, quando passou a imitar o New Fiesta vindo do México.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.596cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 110cv a 6.250rpm (gasolina)/115cv a 5.500rpm (etanol) e torques máximos de 15,8kgfm (gasolina)/16,2kgfm a 4.250rpm (etanol)
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com barra de torção / 6,0 x 15 polegadas, em liga leve / 185/60 R15
CAPACIDADES
Do tanque, 47 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 375kg
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Ar-condicionado, direção elétrica, vidros, retrovisores e travas das portas com comandos elétricos, CD Player com MP3, computador de bordo, assistente de partida em rampa (HLA), sistema multimídia Sync com comando de voz em português, aviso sonoro de faróis acesos, travamento automático das portas a 7km/h, tela multifuncional de LCD no painel, coluna de direção com ajuste de altura e distância, banco do motorista com ajuste de altura, desembaçador do vidro traseiro, limpador do para-brisa intermitente e com velocidade variável, porta-objetos nas portas dianteiras, jogo de tapetes dianteiro.
Aparência –. Rodas de liga leve 15 polegadas, antena no teto, aerofólio traseiro, luz elevada de freio, régua do porta-malas cromada, vidros verdes e bancos revestidos em tecido.
Segurança – Alarme, freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TCS), airbag duplo com sistema de classificação do ocupante, cinto de segurança dianteiro retrátil com ajuste de altura, ganchos para ancoragem de cadeira infantil (Latch) e travas de segurança nas portas traseiras.
OPCIONAIS
Sete airbags, bancos revestidos em couro, descansa-braço, rodas de liga leve aro 16 polegadas, retrovisores externos com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LEDs e molduras cromadas no para-choque, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro e porta-revistas no encosto do banco do passageiro.
QUANTO CUSTA
O Ford Fiesta SE tem preço inicial de R$ 48.950. Testamos a versão intermediária, com o kit 2, que custa R$ 51.950. Já a versão completa tem preço de R$ 54.950.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custo/benefício 7