Não apenas de carros estrangeiros será feito o Salão de Genebra, que começa no próximo dia 2 de março na Suíça. A conterrânea Protoscar revelou o Lampo², um esportivo elétrico com lugar para dois e fôlego suficiente para enfrentar o norte-americano Tesla Roadster. O spider ? conversível de dois lugares ? se garante em dois motores elétricos, cada um instalado em um dos eixos, para gerar energia equivalente a 408 cv de potência e 65,2 kgfm de torque. Esse é o tipo de poder que permite ao carro partir da imobilidade e alcançar os 100 km/h em respeitáveis 5 segundos. Como é de costume entre os elétricos, a velocidade máxima fica em 200 km/h. Uma medida explicada pelo alto consumo de energia em altas velocidades, o que exauriria os bons 200 km de autonomia.
Veja mais fotos do Protoscar Lampo²!
A energia é contida em um conjunto de 216 baterias de íons de lítio refrigeradas a água, que pesam juntas 280 kg. Todo o sistema motriz foi criado pela Bursa, empresa suíça que produz unidades motrizes para vários fabricantes, como a Volvo, que utiliza o sistema no C30 elétrico. A recarga pode ser feita de quatro modos. Os três primeiros não se destacam: em fase única, doméstica planejada para recargas noturnas; uma única fase para recargas públicas e três fases para ?plugs? industriais, voltada para os frotistas. O mais interessante é o quarto e último, que promete uma conexão rápida capaz de transmitir até 80 KW. Neste modo, em apenas 10 minutos é possível obter carga suficiente para 100 km de autonomia ? metade da máxima.
A Protoscar no ramo de veículos elétricos há 23 anos. O Lampo², de certa forma, se enquadra dentro dos planos da Alpiq, a principal empresa do ramo energético da Suíça, que luta para que 15% da frota do país seja elétrica até o ano de 2020. Embora ainda não seja uma versão de produção, a marca espera que o pequeno conversível de linhas aerodinâmicas em forma de gota entre em produção, ainda que em pequena escala.