O perfil German Garage BR publicou imagens preciosas da pré-história do Volkswagen Gol, mais especificamente a sua apresentação como protótipo na matriz alemã, em Ingolstadt, no ano de 1976. Detalhe: o modelo foi lançado no Brasil apenas em 1980.
De acordo com Alexandre Ule, a mente por trás da German Garage BR, as imagens raras da pré-história do Gol foram cedidas pela família de Márcio Piancastelli, "pai" de modelos históricos como a Brasília e o SP2, mas que também participou do projeto do Gol.
Nesse momento, o projeto do Gol havia sido oficialmente aprovado para desenvolvimento. Esse protótipo foi construído em argila. De acordo com Ule, esses modelos eram tão bem construídos, que possuíam vidros e podiam ser acessados no interior.
Projeto era diferente da versão final do Gol
O protótipo de 1976 tinha muitas diferenças em relação ao Gol lançado em 1980. De forma geral, quem comentou a postagem original gostou mais da primeira proposta. Porém, como disse Alexandre Ule, no meio dessa jornada entraram vários fatores, entre eles o financeiro, que acaba por racionalizar o projeto.
A primeira diferença entre o Gol de produção e essa proposta está nos faróis redondos, contíguos a uma barra da luz de direção. Como todos sabem, os faróis quadrados acabaram sobressaindo, tendo as setas alocadas no para-choque. O capô parece mais curto, assim como os balanços traseiro e dianteiro.
As lanternas do modelo proposto inicialmente são bem mais largas que as de produção. De forma geral, o protótipo de 1976 é muito superior em design do que as primeiras gerações do VW Polo (produzido entre 1975 e 1981, baseado no Audi 50) e do VW Golf (lançado em 1974).
Aquele sedan ali atrás é o Voyage?
Outra imagem rara publicada ao longo dessa semana na German Garage BR (esse link é do Facebook) é a pré-história do VW Voyage O sedan está escondido ali atrás do protótipo do Gol, durante a mesma apresentação em Ingolstadt, em 1976. O registro indica que o Voyage já estava previsto na linha do futuro compacto.
Para quem gostou desse conteúdo, Alexandre Ule garante que muito mais ainda está por vir. O jornalista escreve há 35 anos sobre carros, tendo sido editor da revista Oficina Mecânica, além de ter escrito para publicações como Quatro Rodas, Carro e muitas outras. A German Garage BR também está no Youtube.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!