Apesar de atrasado, o primeiro SUV da Ferrari, o Purosangue, acaba de ser revelado. Para muitos dos amantes ferrenhos dos clássicos superesportivos da marca, a notícia não é tão entusiástica assim, mas a verdade é que, após 75 anos de história da marca o lançamento é realmente inédito!
Agora, a expectativa é que o carro compita com as versões mais caras do Aston Martin DBX, Lamborghini Urus, Bentley Bentayga e Rolls Royce Cullinan, além dos SUVs da Porsche. A McLaren parece ser uma das únicas marcas esportivas a ainda não aderir a essa tendência de mercado.
Sobre o novo SUV da Ferrari
O Purosangue, o novo SUV da Ferrari, tem motor V12 que entrega potência de 725cv a 7.750rpm e 73,1kgfm a 6.250rpm. Com isso, ele acelera de 0 a 100km/h em um tempo de 3,3 segundos.
O modelo possui espaço para uma família, com portas traseiras e amplo compartimento para bagagem. O comprimento é alongado, com cerca de 5 metros.
Os arcos das rodas contam com um moderno acabamento “flutuante”. As rodas dianteiras são de 22 polegadas e as traseiras, de 23 polegadas. Todas as quatro dispõem de tração.
A carroceria é em estilo crossover, com uma altura não tão alta em relação ao solo. Isso, em conjunto com o teto de fibra de carbono, produz um centro de gravidade mais baixo, influenciando positivamente na dirigibilidade do veículo.
Além de ser o primeiro SUV, o carro é, também, o primeiro da Ferrari a apresentar controle de rolagem ativo. Esse sistema se baseia no uso de amortecedores de válvula de carretel Multimatic controlados eletronicamente. Isso ajuda na articulação do eixo em terreno irregular, além de fortalecer o chassi para a condução em alta velocidade.
No interior, não há uma grande e única tela tátil central. Ao invés disso, tanto o condutor quanto o passageiro têm a sua própria tela na frente de seus bancos. Os quatro bancos são individuais e ajustáveis, podendo ser reclinados e aquecidos.
Preço ainda não foi revelado
Os preços do Purosangue ainda não foram divulgados, mas é provável que o modelo custe cerca de US$ 400.000, o que equivale a mais de R$ 2 milhões.
Esse preço torna o SUV da Ferrari um dos mais caros entre os outros das marcas esportivas do mercado.
Assista o vídeo do VRUM sobre uma Ferrari Califórnia: