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Radiador - Mistura certa para não esquentar

Nesses dias quentes, é importante lembrar da manutenção do sistema de arrefecimento. Não basta colocar apenas água no reservatório, pois, dessa forma, problemas surgirão

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Os cuidados com o carro no dia-a-dia exigem atenção do motorista. Ao entrar no posto, para abastecer o tanque de combustível, é comum encontrar um prestativo frentista que passa a oferecer outros tipos de serviços. Enquanto enche o tanque, faz sempre a tradicional pergunta: "Posso conferir a frente, doutor?", diz ele se oferecendo para checar alguns itens no compartimento do motor, como reservatório de água do limpador de pára-brisa, nível de óleo e radiador.

A atitude usual do frentista na checagem do radiador é sempre de completar o nível de água do reservatório de plástico, que fica na parte alta do motor. Para isso, normalmente é usado aquele velho galão, que fica junto às bombas de abastecimento, com água que nem sempre é tão limpa. Parece que não há nada de errado no procedimento, mas há. A atitude 'cuidadosa' do frentista pode trazer problemas futuros ao motor, resultando em prejuízo para o dono do carro.

Ferrugem
"Se for usada apenas água para completar o nível do radiador, vai chegar uma hora em que só haverá água no sistema de arrefecimento e o carro poderá apresentar problemas", afirma o supervisor de vendas da STP/Petroplus, Maurílio Berbel. Dessa forma, o líquido pode se tornar corrosivo, enferrujando alguns componentes do sistema.

O especialista chama a atenção para que a reposição seja feita com o produto específico, um aditivo que tem como base o etilenoglicol, que serve para elevar o ponto de ebulição da água. Mas, antes de completar o nível do reservatório, é preciso ficar atento à proporção da mistura aditivo/água. Existem no mercado vários tipos de aditivos para radiador, sendo que alguns são oferecidos de forma concentrada e outros já misturados com água, na proporção correta.

Meio a meio
O nível do reservatório do sistema de arrefecimento deve ser checado semanalmente e sempre com o motor frio. As montadoras recomendam a troca completa do líquido do radiador a cada 30 mil quilômetros, mas, antes da reposição, é importante fazer a limpeza do sistema. Existem produtos específicos para remover a ferrugem e a sujeira. Basta colocá-los no radiador, junto com o líquido sujo, com o motor funcionando por 10 minutos. Depois, é só retirar o líquido e a sujeira, fazendo em seguida uma lavagem de todo o sistema com água limpa.

Na reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água. Só para se ter uma idéia: uma bomba d'água de um carro com motor 1.0 custa em média R$ 500, mas pode chegar a R$ 2 mil nos automóveis mais caros. Alguns aditivos já têm em seu frasco a indicação da proporção da mistura.

Superaquecimento
O sistema de arrefecimento tem a função de manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. Sem os devidos cuidados com a manutenção, pode ocorrer superaquecimento, queimando a junta do cabeçote do motor. Em casos extremos, o motor pode fundir. Os gastos com a retífica podem chegar a R$ 10 mil. Além disso, as alterações de temperatura podem provocar o desgaste prematuro de outras peças e aumentar o consumo de combustível. Por isso, vale a pena ficar atento à manutenção.