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RAM terá caminhonete média que poderá resgatar o nome Dakota

Confira o que já sabemos sobre esse projeto, que pode ressuscitar modelo que fez muito sucesso no Brasil

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Segunda geração da Dakota chegou a ser fabricada no Brasil
Segunda geração da Dakota chegou a ser fabricada no Brasil Foto: Segunda geração da Dakota chegou a ser fabricada no Brasil

Um acordo entre a Stellantis e o sindicato United Auto Workers (UAW) - após um longo período de greve - resultou na reativação de uma fábrica na cidade de Belvidere, no Illinois (EUA), além de uma nova caminhonete média da RAM, marca que pertence ao grupo.

Já existe um burburinho especulando que a nova caminhonete média da RAM poderá ser batizada como Dakota, resgatando o nome da picape que fez muito sucesso ainda sob o manto da Dodge. O modelo chegou a ser fabricado no Brasil entre 1998 e 2001, em sua segunda geração, picape que fez muito sucesso por aqui.

Modelo deve rivalizar contra a Ranger e a Colorado

Na linha atual da RAM, a nova caminhonete média irá se posicionar entre a Rampage (que tem porte intermediário, entre as compactas e as médias) e o modelo 1500, o menor veículo comercializado pela marca nos Estados Unidos.

Como o anúncio da reabertura da fábrica e do novo modelo se resumiu a dizer que o produto será uma picape média, a expectativa é que, no mercado americano, a "Dakota" rivalize contra modelos como a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado (que é a nossa S-10).

Caminhonete média da RAM será híbrida

Como a Stellantis está instalando estruturas para a produção de baterias na fábrica de Belvidere, acredita-se que essa nova picape média da RAM será eletrificada. O mais provável é que o modelo utilize motorização híbrida.

O estranho é a especulação de que esse veículo seja construído em monobloco, e não sobre chassis. Essa desconfiança vem do fato de a planta de Belvidere já ter fabricado o Jeep Cherokee, que era um SUV com estrutura em monobloco.

Assim, a aposta é que a nova picape média da RAM seja construída sobre a nova plataforma global STLA Large, que é monobloco e foi projetada tanto para utilizar motores de combustão interna quanto os elétricos com suas baterias.