Já anunciada para o segundo semestre deste ano, a primeira Ram de produção nacional teve, agora, alguns detalhes antecipados. Um deles foi o nome: Ram Rampage, uma palavra inglesa que significa agitação, alvoroço, barulho, fúria – tudo que a marca pretende que a nova picape represente.
Conforme já revelado, o modelo está sendo produzido na fábrica da Stellantis de Goiana (PE). Além disso, junto com a revelação do nome, um novo vídeo também foi divulgado, trazendo mais detalhes da aparência da nova Ram Rampage, além de depoimentos de executivos da marca que explicam a escolha do nome.
Rampage remete a uma antiga picape compacta americana, a Dodge Rampage, que tinha carroceria monobloco e foi vendida na primeira metade dos anos 1980.
Além disso, como mostram as imagens do vídeo, a silhueta da nova Ram lembra bastante à da Fiat Toro, apresentando linhas retas. Os faróis são mais estreitos, a grade tem formato de trapézio e o capô traz elevações marcadas.
A traseira tem grandes lanternas verticais iluminadas por LEDs.
Por dentro, foi mostrado o painel de instrumentos digital, que será o mesmo do Jeep Compass e Commander, como já especulado.
O que se sabe até agora sobre a nova Ram?
A estrutura da nova Ram Rampage será monobloco, herdada da Fiat Toro, mas com alguns centímetros a mais nas dimensões. A plataforma será a Small Wide Body 4×4.
A picape se posicionará como média, se tornando uma possível concorrente da Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Volkswagen Amarok e Toyota Hilux. Sendo assim, ela deve ter preço entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.
Quanto aos acabamentos, são esperados três: Big Horn, Laramie, R/T e Rebel – versões já usadas em outros modelos da Ram.
Os rumores também indicam que a nova Rampage herdará toda a eletrônica da Jeep, assim como o painel de instrumentos, como já dito. Além dele, estarão inclusos assistentes de condução, como controle de velocidade adaptativo, frenagem de emergência, assistente de manutenção de faixa, entre outros.
Sob o capô, estará presente o motor Hurricane 4, um 2.0 turbo de quatro cilindros em linha. O propulsor já é usado em outros modelos da Stellantis, como no Jeep Wrangler, e conta com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Neste modelo Jeep, o conjunto entrega 272cv de potência e 40,8kgfm de torque. No caso da Ram Rampage, os números de desempenho ainda não foram divulgados, mas eles devem ser próximos desses valores.
Por fim, ao que tudo indica, o câmbio será automático de nove marchas e a tração, 4x4 com acionamento eletrônico.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!