Julio Cabral
Nem mesmo a atual era de valorização do politicamente correto conseguiu inibir essa criação. Uma série especial do Range Rover 2010 foi lançada na Inglaterra pela preparadora Overfinch, especializada no modelo, em conjunto com a tradicional fabricante londrina de armas artesanais Holland & Holland. O modelo foi criado especialmente para caçadas, o que explica a personalização do habitáculo, que recebeu na parte traseira um gabinete com compartimentos especiais para espingardas, munição e, até mesmo, um bar com direito a geladeira e espaço para copos de cristal. Tudo feito em madeira de nogueira da melhor qualidade nas portas, painel e console, além de muito couro especial, como manda o figurino do aristocrático SUV.
O acabamento pode receber entalhes na madeira feitos para combinar especialmente com as armas do proprietário/caçador. Até mesmo a carta de bebidas segue esse alto nível, com champanhe Pol Roger, uísque single malt Balvenie, gin Hendrick´s, vodka Ivan o Terrível e água mineral Willow Spring. Todo esse conforto é para poucos, pois apenas quatro passageiros irão viajar acomodados em poltronas individuais, separadas por um largo console com direito a um nicho para um minibar na parte traseira.
A carroceria também recebe bastante atenção, com um kit aerodinâmico especial e pintura em cores exclusivas, como um verde metálico, ou até dois tons, um refinamento inspirado no Rolls-Royce Phantom. E com todo o cuidado de uma construção artesanal, em que só a pintura e o polimento levam 130 horas de trabalho. As rodas com aros de 20 polegadas podem dar lugar a um conjunto maior de 22 polegadas. Sob o capô podem estar duas opções de V8. O menos potente é um turbodiesel 3.6 com 271 cv de potência e 65,2 kgfm de torque. Mas há o 5.0 a gasolina equipado com compressor mecânico, capaz de gerar 510 cv e 63,7 kgfm.
E como exclusividade pouca é bobagem, o Range Rover da Overfinch será produzido em escala reduzida, apenas 100 exemplares anuais para os mercados globais. Com preços a partir de 120.894 libras esterlinas para exportação e 139.650 libras para o mercado britânico, algo em torno de R$ 344 mil e R$ 398 mil.