UAI

Rapidinhas (02/01/07)

Publicidade
Foto:

Subaru Forester
A montadora japonesa já está divulgando as fotos da terceira geração do utilitário-esportivo Forester, que será apresentado no Salão de Detroit, que começa dia 19. O modelo foi totalmente reestilizado, com maior espaço interno (ficou 75 mm mais comprido, 45 mm mais largo e 85 mm mais alto), e ganhou novos equipamentos de segurança (airbags de cortina, sistema de frenagem de emergência e controles de tração e estabilidade), suspensão independente nas quatro rodas e melhor isolamento acústico. O motor é o 2.0, turbo ou aspirado; a tração é integral (com diferencial central viscoso, de escorregamento limitado), e o câmbio pode ser automático, de quatro marchas, ou manual, de cinco velocidades.

Conceito Toyota
A principal atração da montadora japonesa para o Salão de Detroit, que começa em 19 de janeiro, será a picape-conceito A-Bat, que, além do sistema híbrido (gasolina/eletricidade), tem painéis para captação de energia solar, rodas de liga de 19 polegadas e as seguintes dimensões: 4,60 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,6 2m de altura e 2,85 m de entre-eixos.

Sem crise
O segmento de carros de luxo comemora a boa fase do mercado mundial. A Rolls-Royce está com toda a sua produção vendida até 2009. Por isso, a montadora, que hoje pertence ao Grupo BMW, vai ampliar a linha de produção, contratando cerca de 350 trabalhadores, para se juntar aos 650 já existentes.

Pininfarina
O famoso estúdio italiano se uniu à empresa francesa Bolloré, fabricante de baterias, para desenvolver um veículo elétrico, que será produzido na Itália e vendido na Europa, Estados Unidos e Japão, com a marca Pinifarina. O modelo terá capacidade para quatro pessoas e autonomia de cerca de 250 quilômetros, e poderá ser recarregado em uma simples tomada elétrica.
[FOTO2]
Inspire V6
A Honda lança, no Japão, a sexta geração do sedã de luxo Inspire (o nosso Accord), que passou por reestilização. A grande novidade é o motor V6 3.5 i-VTEC, com o avançado sistema VCM (variable cylinder managment), capaz de gerenciar a combustão, escolhendo entre seis, quatro ou três cilindros para colocar em funcionamento, dependendo das condições de direção. O modelo tem ainda airbags frontais e para cabeça (do tipo cortina) e sistema CMBS (collision mitigation brake system), que entra em operação ao identificar a possibilidade de colisão traseira e alerta o motorista.

Novo Delta
A Lancia escolheu o Salão de Genebra, em março, para apresentar a nova geração do Delta, que ficou famoso nas pistas de rali, nas décadas de 80 e 90. Mas o novo modelo não tem inspiração estilística no passado. O novo Delta usará a mesma plataforma do Fiat Bravo e terá motores com potência entre 120 cv e 200 cv e 4,4 m de comprimento e 2,7 m de entre-eixos.

Fusão chinesa
A Saic Motor anunciou a fusão com a Nanjing Automobile Group, atual proprietária da marca MG. A primeira vai pagar US$ 285,7 milhões pelos setores de automóvel e peças da Nanjing. As instalações da MG, na Inglaterra, servirão de plataforma para o mercado europeu. A Saic já tem joint-ventures com a GM e a Volkswagen.